SOCIEDADE
Em construção há 4anos – Novo Hospital Geral de Nampula termina em Dezembro
A população de Nampula poderá respirar de alívio com a conclusão das obras do novo Hospital Geral, atrasadas em 4 anos e a previsão das autoridades governamentais é de que as mesmas terminem em Dezembro deste ano.
Localizado no bairro suburbano de Natikiri, o Hospital Geral de Nampula (HGN) é esperado com enorme ansiedade pela da população, sobretudo residente nas imediações do mesmo, que diz estar a passar enormes dificuldades para ter acesso à unidade sanitária.
As obras iniciaram em 2017 com uma duração prevista para 18 meses, mas já estão atrasadas há quase quatro anos.
Nilvia Florêncio, residente nas proximidades do novo Hospital Geral de Nampula, narra o martírio porque passa por falta de um hospital mais próximo na região, associado ao atraso na conclusão daquela unidade sanitária.
“Nós nos sentimos mal [com a demora na conclusão das obras], porque tivemos a garantia de que o hospital terminaria muito cedo quanto possível. Daqui para Marrere e para o Hospital Central de Nampula é longe, por isso estamos tristes e não sabemos quando o mesmo entrará em funcionamento”, lamentou.
Neste momento, o Hospital Central de Nampula continua a ser o mais preferido pela população, apesar da existência de vários outros a nível da cidade, uma situação que causa congestionamento naquela que é a maior unidade hospitalar da região norte.
Há doentes a dormirem no chão e nos corredores por falta de camas. Os familiares dos pacientes internados no HCN estão desapontados com a situação porque passam os seus familiares e pedem a intervenção das autoridades. Joaquim Momade, familiar de um dos pacientes internado há pouco mais de duas semanas, lamentou que “o tratamento é normal em questões de medicação, mas faltam camas e rede mosquiteira”.
HGN vai aliviar a pressão do HCN
Com o novo hospital em construção, os cidadãos esperam melhorias no atendimento e internamento dos doentes e o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, assegurou que o problema de congestionamento no maior hospital do norte do país será ultrapassado.
“O Hospital Geral vem criar este espaço adicional para estar na linha da frente no atendimento dos doentes, descongestionando o Hospital Central de Nampula e contribuindo na melhoria no atendimento dos utentes na província de Nampula”, garantiu o governante.
O Hospital Geral de Nampula terá a capacidade de 350 camas, e com todos os serviços necessários, com equipamentos de ponta. O vice-ministro da Saúde, que reconheceu o atraso das obras, afiançou que até ao final deste ano as mesmas serão concluídas e entregues à população.
“A obra está a decorrer num bom ritmo. Neste momento, toda parte da estrutura está quase completa e o empreiteiro está a trabalhar no que diz respeito aos acabamentos. Portanto, a nossa estimativa é que essa obra fique pronta até Dezembro deste ano”, acrescentou.
O dirigente não quis detalhar as razões do atraso do empreendimento, mas o nosso jornal apurou que o novo Hospital Geral de Nampula deveria estar concluído até Junho de 2018, prazo que não foi cumprido devido ao abandono do primeiro empreiteiro, a CETA Construções, alegadamente por irregularidades relacionadas com o desembolso dos valores por parte do governo. Inicialmente, as obras estavam avaliadas em mais de 14 milhões de dólares, mas houve uma adenda que o vice-ministro, recentemente empossado, diz desconhecer. Mesmo assim, assegurou que serão entregues na data prevista.
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas