DESPORTO
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
A Associação Provincial de Futebol acaba de reavaliar os resultados do Campeonato Provincial de Nampula, Nampulense 2024, atribuindo o segundo lugar à equipe de Omhipithi FC da Ilha de Moçambique, na sequência de um recurso que contestava resultados do jogo número oito do campeonato, realizado a 7 de Setembro de 2014.
Por meio de um esquema de corrupção, denunciado pela equipe da Ilha de Moçambique, a Associação Provincial de Nampula, teria conseguido que o Sporting de Nampula conquista-se o segundo lugar no Campeonato Provincial de Nampula. Para isso, o Sporting teria apresentado ao órgão responsável pelo futebol em Nampula, provas fraudulentas para contestar o resultado do jogo 8, na qual o Omhipithi FC havia derrotado o Sporting de Nampula por um golo.
Após essa alteração no resultado, o Omhipithi FC, passou a ocupar a terceira posição, mas, em seguida, apresentou uma reclamação. Em um comunicado divulgado pela Associação Provincial de Futebol de Nampula, que chegou a momentos aos ilhéus, o Conselho jurisdicional de futebol, decidiu acolher o recurso apresentado pelo Omhipithi FC, anulando assim a decisão tomada pelo Conselho Disciplinar.
“Ao abrigo disposto no artigo 58 dos Estatutos da Associação Provincial de Futebol de Nampula estavam reunidos no dia 27/09/2024, os membros do Conselho Jurisdicional, por via ZOOM, para analisar e decidir o recurso apresentado pelo Omhipithi FC, na qual se concluiu o seguinte: 1 — Entende-se, em geral, que tem lugar a má inscrição de um jogador, sempre que o mesmo indivíduo esteja inscrito em mais de uma equipa e sem carta de desvinculação. Tendo sido evocado pelo Conselho de Disciplina, o preceituado no artigo 62 nr 1 e 2, alínea b) para legitimar a má inscrição do jogador, resultou de um aparente equívoco dado que os jogadores ABACAR AMISSE e LIEDSON C. ABILIO estão devidamente inscritos na APFN com números de licença 018/24 e 0188/24 respectivamente. 2 — Reconhece-se, no entanto, a troca de fotografias, mas que não tem relevância para se considerar a má qualificação de jogador”, refere o comunicado que decidiu considerar procedente o recurso interposto pelo Omhipithi FC Nestes termos, o Campeonato Provincial de Futebol de Nampula segue com o Ferroviário de Nacala liderando, acumulando 13 pontos, enquanto o Omhipithi FC está em segundo lugar com 10 pontos.
O Sporting de Nampula, que anteriormente estava no segundo colocado, agora ocupa a terceira posição com 7 pontos, e a União Desportiva de Mogovolas encontra-se na última posição, em quarto lugar, com apenas 3 pontos.
É importante mencionar que essa classificação não altera a situação da Poule, tendo em vista que o Omhipithi FC não responde aos critérios estabelecidos pela Federação Moçambicana de Futebol. Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas
-
DESTAQUE2 semanas atrás
PRM garante que Nampula está em segurança após onda de violência