Connect with us

DESTAQUE

Sectores agrícola, extractivo e de serviços impulsionam economia de Moçambique em 2023

Publicado há

aos

Em 2023, a economia de Moçambique teve um aumento de 5% no Produto Interno Bruto, em comparação com os 4,2% registados em 2022. Esse crescimento foi impulsionado pelos bons resultados nos sectores agrícola, extractivo e de serviços, segundo o governo de Moçambique.

Os dados estão presentes no Relatório Anual do Governo de 2023, que foi encaminhado pelo governo de Moçambique ao Tribunal Administrativo e à Assembleia da República, que foi analisado pelo Conselho de Ministros, na passada terça-feira (23).

Conforme consta no relatório, as Reservas Internacionais Líquidas cresceram de 3 meses estabelecidos no PESOE 2023 para 4,3 meses de cobertura de importações de mercadorias e serviços não relacionados a factores.

A colecta de receitas em 2023 atingiu aproximadamente 326 bilhões de meticais, correspondendo a 30% do PIB, comparado com os 28% do PIB registados em 2022.

Segundo o governo, esse resultado demonstra o efeito positivo das mudanças nas leis fiscais, que pretendem ampliar a quantidade de contribuintes, diversificar as fontes de arrecadação de receitas e aprimorar o funcionamento da Administração Tributária.

No ano de 2023, o governo teve um gasto total de 468,242.7 milhões de Meticais, dos quais 83.4% foram cobertos por fontes financeiras nacionais.

A média anual de inflação em 2023 é de 7,1%, apresentando uma tendência de desaceleração em relação à média de 10,3% registada em 2022.

Na reunião do conselho de ministro realizada ontem, o Governo manifestou a positivamente em relação ao Balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado do primeiro trimestre de 2024.

Apesar dos eventos climáticos extremos ocorridos, houve uma estabilidade económica interna registada através da redução da média da inflação para 5,48% em comparação com a projecção do PESOE para 2024 de 7,0%.

O crescimento das Reservas Internacionais Líquidas (RIL), para um patamar de 4,8 meses de importações de bens e serviços não relacionados ao trabalho, juntamente com a estabilidade do Metical em comparação com as principais moedas de comércio.

No primeiro trimestre de 2024, a arrecadação de receitas do Estado atingiu a marca de 73,3 mil milhões de Meticais, um aumento de mais de 8,0 mil milhões em comparação com o mesmo período de 2023.

Nos últimos três meses deste ano, o gasto do governo totalizou 97,897.8 milhões de Meticais, representando um cumprimento de 17,2%. Redacção

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas