Connect with us

DESPORTO

Escola de Nampula obrigam alunos a suspende avaliações finais para jogos escolares

Publicado há

aos

Alunos de várias escolas do Sistema Nacional de Educação na cidade de Nampula, foram obrigados a interromper suas avaliações finais do primeiro trimestre a fim de se engajarem nos treinos rumo XV Festival Nacional de Jogos Desportivos Escolares, agendado para acontecer de 06 a 17 de Maio deste ano.

A denúncia chegou ao Rigor por intermédio de professores que supostamente foram instruídos com base em  ordens superiores para dispensar os estudantes e dar uma nota.

A decisão infringe o número 1 do artigo 15 do regulamento de avaliação do ensino primário, secundário e alfabetização e educação de adultos, que determina que ao término de cada trimestre lectivo, é necessário que todo estudante integrante do Sistema Nacional de Educação seja avaliado, a fim de assegurar as diferentes habilidades educacionais adquiridas durante o período.

Estudantes entrevistados pela nossa equipe confirmaram terem sido surpreendidos com a decisão, já que no mesmo dia em que iniciaram as provas foram obrigados a sair das salas de aula para participar dos treinos visando os jogos escolares.

Em uma das entrevistas realizadas, um dos estudantes consultados foi Edmilson Francisco Pedro, um jovem de 17 anos que estuda na Escola Secundária de Napipine. Ele compartilhou o seguinte: “Eu não realizei as provas porque a professora e o director da escola informaram que todos os alunos inscritos nos jogos escolares não precisariam participar das avaliações, por irem receber notas sem precisar se esforçar”.

A aluna Vivian, com 13 anos, que estuda na Escola Básica de Carrupeia disse o seguinte: “O professor me orientou a não me preocupar com as provas, já que as notas serão dadas posteriormente.” Foi constatado pela nossa equipe que os pais e/ou encarregados de educação dos alunos participantes do festival nacional de jogos escolares também estão cientes dessa situação: “Meus pais foram informados de que eu não iria realizar as avaliações.”.

Mariamo Abdul, estudante da Escola Secundária de Nampula, afirmou que os professores comunicaram que não haveria avaliações para os atletas e que posteriormente indicariam os alunos para serem recompensados com notas positivas.

Irina, estudante que também participa dos treinos em nome da Escola secundária de Napipine, relata ter concluído as avaliações finais, mesmo tendo sido aconselhada a não realizar os testes, pois já tem a garantia de notas.

“Realizei as avaliações finais a revelia, porém já havia sido dispensada. Faltei três dias nos treinos. A professora me informou que não haveria nenhum inconveniente em minha ausência nos treinos, pois tenho habilidade na ginástica”.

Segundo os estudantes, tanto faz se fizeram as provas ou não, porque acreditam que todos serão recompensados com notas satisfatórias em cada disciplina. Irina comentou: “Acho que não tem problema para os alunos que não puderam fazer as avaliações. Eles agiram de forma correcta, pois também foram atribuídas notas.”

Eufrásio Wachaia Lucas, aluno da Escola Secundária da Barragem, expressou sua satisfação por não precisar realizar a avaliação, visto que já poderá receber as suas notas.

Uma das nossas entrevistadas que também deixou de lado as avaliações a partir da última Segunda-feira (22 de Abril) para comparecer aos treinos dos jogos escolares de ginástica aeróbica é Nerla, da Escola Secundária de Napipine. Ela expressou sua frustração por não poder participar das avaliações finais, porém não teve alternativa, uma vez que precisou seguir as orientações da direcção escolar.

“Não gostei por não ter participado, afinal eu também queria ter me envolvido nas avaliações. No entanto, “os professores informaram que depois das provas teremos as notas”.

O Professor de Educação Física e responsável de desporto na Escola Básica de Carrupeia, Domingos Muaho, quando perguntado sobre a desistência dos estudantes das provas para participarem dos jogos escolares, ele negou afirmando que “todos os alunos das escolas fizeram os testes”. No entanto, ele confirmou que os treinamentos começaram na última Segunda-feira (22 de Abril). “Nampula está ansioso por bons resultados, devido ao esforço realizado para preparar os atletas”, disse o professor. Vânia Jacinto e Redacção.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas