DESTAQUE
SERNIC realiza megaoperação de incineração de mais de meia tonelada de drogas
Em Nampula, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) acaba de incinerar mais de meia tonelada de drogas diversas, incluindo heroína, anfetamina, metanfetamina, canábis sativa e testosterona, fruto de operações históricas de apreensões. Isso evidencia que, por trás das belezas naturais em Nampula, se esconde o obscuro mundo do tráfico de drogas.
Com uma extensa costa marítima, a província de Nampula mantém assim sua reputação como principal rota para o tráfico de drogas. É comum ver as autoridades da justiça a apresentar regularmente pessoas detidas por envolvimento com o tráfico, intermediação ou uso de drogas, porém é raro que esses casos sejam levados a julgamento.
Dentre as substâncias ilícitas mais traficadas na província de Nampula, são encontradas a heroína, cocaína, anfetaminas, metanfetamina e canábis sativa, popularmente conhecida por suruma.
De modo geral, a prática do tráfico é comandada por indivíduos influentes, são frequentemente capturados apenas intermediários, explicando possivelmente o motivo de haver tantas apreensões, mas poucos casos são de facto julgados.
Nos últimos três meses, o SERNIC apresentou diversos grupos, sendo um deles formado por agentes da polícia (um comandante de um posto policial e o chefe das operações da Polícia Municipal, ambos actuando na Ilha de Moçambique), cujo desfecho das investigações não foram publicamente partilhados.
Segundo a Porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, a extensa costa marítima da província é apontada como um dos principais factores que favorecem a ocorrência de diversos crimes relacionados com o tráfico de drogas, tornando também mais complexas as investigações e detenções.
O Rigor sabe que a maioria dos envolvidos no comércio de drogas estão em liberdade, aguardando o desfecho do processo judicial. No entanto, a representante do SERNIC ressalta haver pessoas detidas e que os casos estão em fase de julgamento.
De acordo com Enina Tsinine, actualmente há 4 jovens presos por participação no comércio de substâncias ilícitas. Entretanto, ficamos a saber que os indivíduos detidos são apenas intermediários que trabalhavam no transporte da droga, de acordo com informações.
Lembre-se que a droga incinerada foi apreendida nas regiões de Mecuburi, Nacala Porto, Nacala-a-Velha e Mossuril. Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas