SOCIEDADE
Remoção de lixo ganha força na Cidade de Nampula com aquisição de vinte contentores
O Conselho Municipal da Cidade acaba de anunciar a aquisição de vinte contentores de lixo nos esforços do processo de remoção do mesmo. O lixo é uma preocupação que continua a ser vivida em quase todos os 18 bairros da urbe.
Actualmente a Autarquia de Nampula conta com apenas sete contentores de lixo, daí que o edil Luis Giquira espera que os 20 contentores de lixo melhorem o processo de remoção de residuos solidos em diferentes pontos da cidade.
“Dentro desta semana se tudo correr bem vamos receber vinte contentores de lixo, das quais irão servir para recolha de lixo, para melhorar a higiene na nossa cidade. Pensamos que a distribuição desses contentores de lixo, ainda a Salubridade irá desenvolver, mas logo assim que chegar, vão estar disponíveis para os munícipes na nossa cidade”, disse Luís Giquira, falando no decurso da terceira sessão ordinária do Conselho Municipal.
O presidente do Conselho Municipal de Nampula, acredita que a aquisição de mais 20 contentores, para além de subir o número de contendores para 27, vai melhorar a gestão de resíduos sólidos e do saneamento do meio ambiente
“Neste momento temos dificuldade na recolha de lixo. Temos dois camiões porta contentores que trabalham, mas temos dificuldades de contentores, isto vai ajudar bastante. Temos também dois camiões basculantes que fazem recolha e ainda continuamos a fazer com as dificuldades que temos, mas agora penso que vamos melhorar ainda mais.ʺ.
O autarca, Luís Giquira, revelou igualmente que a edilidade está criar projectos, para que num futuro breve o lixo sirva de fonte de sustento às famílias nampulenses, não só, que também o Pelouro de Salubridade está adoptar conhecimentos aos residentes da urbe de como reciclar os resíduos sólidos.
“Fizemos recentemente a formação aos nossos chefes de postos, inclusive os secretários. Estamos a trabalhar com o instituto zero lixo, que tem a sua sede aqui na cidade de Nampula. Estamos a formar os nossos munícipes na questão da gestão de resíduos sólidos. Temos esperança de que nos próximos tempos, nos próximos anos, consigamos fazer realmente com que o lixo seja uma fonte de rendimento aos nossos munícipes.” Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas