SOCIEDADE
Sete membros do policiamento comunitário sob custódia por morte de um indivíduo em Murrapaniua
Sete membros do Policiamento Comunitário na zona de Vieira, em Murrapaniua estão detidos pela polícia e serão responsabilizados pela morte de um suspeito que teria sido detido por estes acusado de ser ladrão.
Em contrapartida, ao invés de encaminharem para a Polícia, o referido indivíduo foi severamente torturado e acabou morrendo a caminho do hospital, conforme informações do porta-voz da Polícia em Nampula, Dércio Samuel.
O incidente aconteceu no último Sábado, quando alegadamente os membros do policiamento comunitário realizavam suas rondas de rotina.
“Por volta das 21 horas do dia 16 do último Sábado, foi vítima um indivíduo de 30 anos. Estão detidos neste caso sete indivíduos indiciados no tipo legal de crime de ofensas corporais que resultou numa morte. Estes teriam interpelado um indivíduo de 30 anos na via pública e por suspeitarem do indivíduo pertencer a um grupo de meliantes partiram imediatamente pela agressão onde o mesmo foi socorrido e infelizmente foi perder a vida a caminho do hospital”, contou Dércio Samuel.
Lembre-se de que o bairro de Murrapaniua, na cidade de Nampula, tem sido ultimamente alvo de actividades criminosas, onde um grupo conhecido como “grupo 15”, tem realizado assaltos.
Embora as autoridades policiais reconheçam o aumento de incidências criminais cometidas maioritariamente por esse grupo, solicitam veementemente que não optem pela justiça com as próprias mãos. O porta-voz enfatiza a importância de confiar nas instituições judiciais.
“Queremos apelar a sociedade em geral para não pautarem pela justiça com as próprias mãos, pela justiça privada porque isto é condenado na nossa legislação. Partilhem a informação com a Polícia da República de Moçambique, existem mecanismos de diligência para se aferir se o mesmo está ou não envolvido em acto criminal e se estiver envolvido as consequências viram para este indivíduo, e se não for possível aproximar a nossa sob unidade policial, poderão aproximar outros órgãos de justiça, a estrutura do bairro, porque esta trabalha directamente com a Polícia.”
Numa outra operação, a Polícia prendeu dois homens, de 30 e 33 anos de idade, que são parentes, sendo flagrados com cabos eléctricos roubados de várias casas no bairro de Namutequeliua.
“Estes dois indivíduos foram detidos pela polícia naquela sob unidade que efectuava uma patrulha, os mesmos foram interpelados com o rolo de cabos eléctricos após a triagem confessaram que teriam furtado em várias residências, os mesmos foram encaminhados a quarta esquadra e lá foi lavrado o auto onde serão responsabilizados criminalmente e há um trabalho que prossegue para aferir as residências afectadas”, disse Dércio Samuel.
É importante mencionar que, ao contrário do que a polícia afirma, os suspeitos negam qualquer envolvimento no roubo dos cabos eléctricos. Alegam que foram confundidos pela polícia por estarem na mesma rua que os verdadeiros culpados. Losângela Mussa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas