Connect with us

DESTAQUE

Relatores da ONU pedem fim de violência e repressão pós-eleitoral em Moçambique

Publicado há

aos

Um grupo de 13 relatores especiais de direitos humanos da ONU emitiram nota nesta sexta-feira (15.11.2024) pedindo que as autoridades de Moçambique ponham fim imediato à violência e à repressão de jornalistas, advogados, defensores dos direitos humanos e manifestantes.

Os relatores da ONU pediram medidas urgentes para que os responsáveis pela violência ​​sejam investigados e processados.

A nota afirma que “as violações do direito à vida, incluindo de uma criança, os assassinatos deliberados de manifestantes desarmados e o uso excessivo da força pela polícia destacada para dispersar protestos pacíficos em Moçambique são muito perturbadores”.

O grupo de especialistas apelou às autoridades moçambicanas para que “investiguem pronta e imparcialmente todos os homicídios ilegais”.

Segundo a ONU, a onda de violência no país deixou pelo menos 30 mortos, 200 feridos e 300 detidos; especialistas de direitos humanos falam de uso excessivo da força pela polícia e pedem investigação imparcial de assassinatos deliberados ressaltando preocupação com interrupção generalizada de serviços de internet. Redacção

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas