ECONOMIA
Projecto SABER vai capacitar 25 mil jovens em Nampula com cursos acessíveis

Mais de 25 mil adolescentes e jovens da província de Nampula terão oportunidade de beneficiar de formação técnica em mais de 20 áreas, no âmbito do Projecto SABER, lançado nesta quarta-feira (15) na cidade de Nampula.
Os cursos, que incluem informática, corte e costura, culinária, inglês, jornalismo, design gráfico e eletricidade, entre outros, terão um custo simbólico a partir de 20 meticais, tornando-os acessíveis até para famílias de baixa renda.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a organização Go Moçambique e a Direcção Provincial da Juventude e Emprego, apostando numa formação prática, com aulas, workshops e estágios, como caminho para reduzir o desemprego juvenil e aumentar o auto-emprego.
Na cerimónia de lançamento, o director provincial da Juventude e Emprego, Pacre Johar, que representou o Governador, destacou o impacto que a formação técnica pode ter na vida dos jovens e no desenvolvimento da província. “Acreditamos que esta formação irá transformar vidas e abrir oportunidades para um futuro mais digno”, disse.
Por seu turno, a representante da Go Moçambique, Fátima Mugaveia, sublinhou que o projecto surge como resposta às vulnerabilidades sociais que afectam a juventude. “Cada jovem capacitado é uma semente de mudança que germina no seio das nossas comunidades”, afirmou.
O sector empresarial também reconheceu o potencial da iniciativa. Para o representante da CTA em Nampula, Momade Vale, é essencial que os cursos estejam alinhados às exigências do mercado. “Precisamos cada vez mais de mão de obra qualificada. Iniciativas como esta preparam melhor os jovens e reduzem as dificuldades de inserção profissional”, defendeu.
Além da juventude em geral, o Projecto SABER pretende abranger estudantes com necessidades especiais, como pessoas com deficiência na fala, promovendo maior inclusão social e oportunidades igualitárias. José Luís
-
CULTURA12 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrás
O homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA3 meses atrás
Governo elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
POLÍTICA4 meses atrás
Governo de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
Massinque Serafim
Outubro 16, 2025 at 10:10 am
Muito bom o projecto saber, ajudará muitos jovens.
Wilson Domingos Daudo
Outubro 16, 2025 at 10:56 am
Eu sou um técnico do campo aqui no distrito de Meconta estou muito feliz pelo esse lançamento do projecto saber entrar no mercado.