Connect with us

SOCIEDADE

Professores de Iapala e Gurué vão paralisar aulas devido ao não pagamento de horas extras.

Publicado há

aos

Os professores das escolas secundárias de Iapala, no distrito de Malema, em Nampula, e de Gurué, na província da Zambézia, anunciaram uma greve a partir desta Segunda-feira, 24 de Março, em protesto contra o não pagamento das horas extras referentes aos anos de 2023 e 2024.

O movimento acontece após a promessa do governo de efectuar o pagamento das horas trabalhadas, uma medida que foi anunciada logo após a tomada de posse do novo governo, mas que não foi cumprida de maneira uniforme nas escolas.

De acordo com os professores, o governo havia garantido que os valores seriam pagos, mas, até o momento, muitas escolas, principalmente nas províncias de Nampula e Zambézia, ainda não receberam o pagamento devido.

Embora o movimento grevista estivesse previsto para a abertura do ano lectivo, a decisão foi temporariamente adiada após o pagamento de algumas escolas, o que inicialmente desmotivou a greve. No entanto, como o pagamento não foi realizado de forma abrangente, a paralisação será retomada, com o objectivo de pressionar o governo a cumprir com os compromissos assumidos.

A greve, que afectará directamente os alunos dessas escolas, está gerando apreensão entre a comunidade educacional e os pais, que temem que a qualidade do ensino seja comprometida.

Até o momento, não houve pronunciamento oficial por parte das autoridades governamentais em relação à paralisação. Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas