SOCIEDADE
Polícia de Nampula detém 14 delinquentes que aterrorizavam a cidade com crimes diversificados
A Polícia da República de Moçambique, na Província de Nampula, deteve nos últimos dois dias, catorze indivíduos, membros de quatro quadrilhas dedicadas a diferentes actividades criminais, com ênfase em homicídios, furto de valores e tráfico de drogas.
O primeiro grupo, formado por quatro indivíduos, é suspeito de ter assassinado um homem na área de Muhala-Expansão. O segundo grupo, que também conta com quatro integrantes, estava ligado à comercialização e uso de drogas ilícitas. Por último, o terceiro grupo, composto por duas pessoas, é acusado de realizar um roubo em um ATM.
O quarto grupo, roubou pouco mais de 470.750 meticais de um empresário, residente no distrito de Moma, na província de Nampula.
Sobre este último caso, quatro indivíduos suspeitos, encontram-se detidos na Segunda Esquadra da Polícia da República de Moçambique, em Nampula.
Segundo conta a polícia, assim que o empresário chegou, na cidade de Nampula, os quatro homens, acompanhados de um grupo de fugitivos, em número não revelado, se deram conta de que o empresário carregava dinheiro.
Entretanto, antes do crime acontecer, a polícia teria notado a situação, mas não conseguiu intervir, pois a vítima não colaborou. Segundo informações, antes que os larápios apoderaram-se da pasta com a quantia de 470.750MT, a polícia havia chamado o empresário. No entanto, ao perceber serem agentes da polícia, ele desceu da moto e fugiu, tendo depois sido assaltado, conforme relatou a porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Nampula, Rosa Chauque.
“ Quando a polícia apercebe-se do desdobramento dos indivíduos que cercaram a vítima, desencadeou uma perseguição com os mesmos, estes teriam se apoderado de uma pasta que continha um valor de quatrocentos mil setecentos cinquenta meticais que a vítima trazia”, disse Rosa Chauque, que explica que do valor a polícia conseguiu recuperar apenas cento e vinte mil meticais.
Entretanto, a porta-voz da polícia assegura que está em curso um esforço na corporação para a neutralização dos demais membros da quadrilha e recuperar posteriormente os mais de 300 mil meticais restantes.
A vítima, identificada como Palácio Adelino Mucheriua, explicou que o problema iniciou com a escolha do Táxi-mota, uma vez que estava envolvido com a quadrilha. Segundo o relato da vítima, o táxi-mota estava continuamente em contacto com os outros membros da quadrilha até que percebeu a situação. No entanto, ao tentar fugir, já era tarde e acabou sendo assaltado.
“Assim que cheguei à estação, chamei um mototaxista para me levar ao mercado dos bombeiros. Durante o percurso, notei que ele estava sempre a falar ao telefone, dizendo estar com um homem que tinha dinheiro. Ele parou e, preocupado, perguntei o motivo da paragem. Atrás de nós, estavam dois agentes da polícia que me observaram. Aterrorizado, saltei da mota e comecei a correr, temendo que ele [Taxi Mota] me vendesse para que me roubassem. Mais adiante, encontrei ladrões que levaram minha pasta”, relatou a vítima.
A quadrilha, por sua vez, refuta a acusação de ter subtraído os 470.750 meticais. De acordo com um dos acusados, os 120 mil, que foram recuperados pela polícia teriam sido recebidos de uma outra pessoa para poder conservar. No entanto, devido a dúvidas sobre a proveniência do dinheiro, optou por entregá-lo ao secretário do bairro de Muhala-Expansão, por sinal, seu vizinho.
“Eu estava sentado numa varanda, sem saber de nada, quando um jovem, entrou na casa dizendo ser morador. Logo, me convidou a entrar e explicou que havia encontrado um mineiro nos bombeiros que estava a se fazer de maluco. Ele pegou a sua pasta e saiu correndo, sem saber o que tinha dentro. Me ameaçou, dizendo que eu não deveria contar a ninguém, pois ele me mataria, e mencionou que planeava viajar para Ribáuè. Ele me entregou cento e vinte e cinco mil para eu guardar. Um tempo depois, fui até o secretário do bairro, que me acompanhou até a vítima, indiquei onde o dinheiro estava e mostrei a casa.” Losangela Mussa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas