Connect with us

DESTAQUE

Nampula regista um aumento alarmante de gravidez na adolescência

Publicado há

aos

O Serviço Provincial de Saúde de Nampula, diz que tem sido cada vez mais preocupante o crescente número de adolescentes que engravidam precocemente, antes de completarem 18 anos. Somente no ano de 2023, mais de cem mil jovens e adolescentes engravidaram na província de Nampula, no Norte de Moçambique, antes de atingirem os 18 anos.

Durante um seminário em comemoração ao dia internacional de luta pela saúde da mulher, a médica chefe principal da Província de Nampula, Selma Xavier, compartilhou dados alarmantes. De acordo com ela, o Governo de Nampula está demonstrando crescente preocupação com o alto índice de gravidez na adolescência.

“480.254 mulheres engravidaram, e dentre elas, 101.954 raparigas de 10 a 19 anos. Essa situação é alarmante! São meninas que abandonaram os estudos, meninas que se tornaram mães precocemente e não estavam preparadas”, advertiu, destacando os sérios problemas de saúde causados pelo facto de as crianças nascerem antes do tempo ideal.

Durante uma palestra sobre a problemática da gravidez precoce, a médica Filipa Lisboa, que trabalha no Hospital Central de Nampula, mencionou que os distritos de Mogovolas, Mogincual, Mecuburi e Murrupula estão entre os mais afectados pela ocorrência de gravidez precoce na província de Nampula.

As principais razões que levam as jovens a engravidarem antes dos 18 anos incluem a falta de informação sobre a sexualidade e gravidez por parte dos adultos, o uso incorrecto de métodos contraceptivos, a repetição de comportamentos, a baixa escolarização e a influência dos meios de comunicação.

Doenças sexualmente transmissíveis e maiores ameaças à saúde do bebé, a evasão escolar e as fissuras obstétricas, são algumas das principais consequências da gravidez na adolescência. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas