DESTAQUE
Dublin, Irlanda: Gamito dos Santos recebe prémio por sua dedicação à causa humanitária

O activista dos Direitos Humanos, Gamito dos Santos Carlos, será premiado na manhã desta Sexta-feira (31 de Maio), às 8 horas em Dublin, Irlanda (9 horas em Moçambique) como o principal defensor da causa na África.
O prémio é promovido pela Front Line Defenders, uma instituição global de defesa dos direitos humanos que actua na melhoria da segurança e protecção de activistas e instituições em diversos países, que enfrentam riscos devido ao seu trabalho legítimo e pacífico em prol dos direitos humanos.
Gamito dos Santos tem se destacado como um dos principais defensores dos direitos humanos na província de Nampula e actualmente é reconhecido como o melhor da África. Durante uma recente conversa com o Rigor, ele deixou claro sua determinação em continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.
Gamito dos Santos expressa sua alegria e gratidão por estar a ser reconhecido como o vencedor do Prémio Defensores dos Direitos Humanos 2024. Ele diz que “enfrentar desafios como defender de causas perdidas em países como Moçambique não é tarefa fácil”. Dos Santos ressalta que “muitas vezes a própria população que ele defende o critica, enquanto os políticos limitam sua actuação e controlam as autoridades e os tribunais”.O prémio anual Front Line Defenders Award foi criado em 2005 para homenagear o trabalho dos defensores dos direitos humanos que corajosamente fazem contribuições notáveis para a promoção e protecção dos direitos humanos de outros, muitas vezes correndo grande risco pessoal para si próprios. Redacção
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO9 meses atrás
A Cidade Vermelha