ECONOMIA
Mulheres de Nampula terão chance de se destacar no mundo dos negócios com novo programa de empreendedorismo
Pelo menos duzentas mulheres da Nampula terão a oportunidade, nos próximos seis meses, de iniciar um novo empreendimento, graças a um programa de formação em empreendedorismo e educação financeira oferecido pelo Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços. Esse projecto é fruto da parceria entre duas empresas: APPEL MONDIAL e WISSA, ambas em funcionamento na província de Nampula.
A Informação foi tornada pública em Nampula durante a Expo Mulheres 2024, por Julina Harculete, presidente da iniciativa. Segundo Julina, a cada seis meses as beneficiárias do treinamento alcançam mudanças ao ponto de conceber suas próprias iniciativas.
“A feira Expo Mulheres 2024 faz parte das actividades do Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços. O objectivo deste projecto é elevar o padrão de vida económico e académico dessas mulheres, pois contamos com uma instituição que oferece formações em micro empreendedorismo e vamos dar a literacia financeira. Daqui a seis meses, é certo que as mulheres que participaram desta feira terão um negócio transformado”, afirmou Julina Harculete.
A Iniciativa funciona como uma plataforma que possibilita às mulheres capacitadas em empreendedorismo e liderança financeira a criarem seus próprios negócios ou marcas e estabelecerem parcerias a nível nacional e internacional, por meio de conexões empresariais, representações e negócios no sector do agronegócio.
“Devido aos acordos estabelecidos com entidades financeiras especializadas em microfinanças, torna-se mais simples para nós, através do centro, solicitarmos empréstimos junto a essas instituições e passar esses fundos para as mulheres. Portanto, uma das vantagens que elas possuem ao se inscreverem no centro é a facilidade de acesso ao financiamento”, afirmou Julina, incentivando mais mulheres a participarem da iniciativa.
“Neste momento, encontram-se presentes nesta feira 60 mulheres exibindo seus produtos pessoalmente”, declarou, explicando que a proposta do Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços, visa realizar feiras a cada trimestre, com o intuito de oferecer um local onde as mulheres empreendedoras possam apresentar suas iniciativas.
Julina Harculete afirma que o Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços foi criado com o intuito de enfrentar os desafios das mulheres, especialmente as jovens empreendedoras com negócios estabelecidos, porém que não estão formalmente reconhecidas e não são percebidas pelas demais mulheres.
O Governo, na voz do Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, manifestou apoio à iniciativa e considera que incentivar mais mulheres a empreender é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da província de Nampula.
“É inspirador o que estamos presenciando aqui, viemos para observar a determinação das mulheres, quando estão decididas a realizar algo, fazem e fazem muito bem” disse Jaime Neto, que entende que ao ensinar as mulheres a empreender, estamos impulsionando toda uma nação.
“Encorajar a todos vocês a trabalharem arduamente para continuarem a crescer, para o vosso trabalho ser exemplo para outras mulheres e jovens que não acreditam nelas mesmas. Vocês acreditam, apresentaram aqui vários produtos fantásticos, muitos deles processados por vocês,”
Na ocasião, o representante de Estado na Província de Nampula incentivou a iniciativa de continuar com os treinamentos, assim como apoiar a legalização das empresas lideradas por mulheres, por acreditar que quando uma iniciativa é formalizada e certificada, tem maiores chances de sucesso. Redacção
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas