Connect with us

ECONOMIA

Mulheres de Nampula terão chance de se destacar no mundo dos negócios com novo programa de empreendedorismo

Publicado há

aos

Pelo menos duzentas mulheres da Nampula terão a oportunidade, nos próximos seis meses, de iniciar um novo empreendimento, graças a um programa de formação em empreendedorismo e educação financeira oferecido pelo Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços. Esse projecto é fruto da parceria entre duas empresas: APPEL MONDIAL e WISSA, ambas em funcionamento na província de Nampula.

A Informação foi tornada pública em Nampula durante a Expo Mulheres 2024, por Julina Harculete, presidente da iniciativa. Segundo Julina, a cada seis meses as beneficiárias do treinamento alcançam mudanças ao ponto de conceber suas próprias iniciativas.

“A feira Expo Mulheres 2024 faz parte das actividades do Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços. O objectivo deste projecto é elevar o padrão de vida económico e académico dessas mulheres, pois contamos com uma instituição que oferece formações em micro empreendedorismo e vamos dar a literacia financeira. Daqui a seis meses, é certo que as mulheres que participaram desta feira terão um negócio transformado”, afirmou Julina Harculete.

A Iniciativa funciona como uma plataforma que possibilita às mulheres capacitadas em empreendedorismo e liderança financeira a criarem seus próprios negócios ou marcas e estabelecerem parcerias a nível nacional e internacional, por meio de conexões empresariais, representações e negócios no sector do agronegócio.

“Devido aos acordos estabelecidos com entidades financeiras especializadas em microfinanças, torna-se mais simples para nós, através do centro, solicitarmos empréstimos junto a essas instituições e passar esses fundos para as mulheres. Portanto, uma das vantagens que elas possuem ao se inscreverem no centro é a facilidade de acesso ao financiamento”, afirmou Julina, incentivando mais mulheres a participarem da iniciativa.

“Neste momento, encontram-se presentes nesta feira 60 mulheres exibindo seus produtos pessoalmente”, declarou, explicando que a proposta do Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços, visa realizar feiras a cada trimestre, com o intuito de oferecer um local onde as mulheres empreendedoras possam apresentar suas iniciativas.

Julina Harculete afirma que o Centro de Promoção, Venda e Exposição de Produtos Agroprocessados, Bens e Serviços foi criado com o intuito de enfrentar os desafios das mulheres, especialmente as jovens empreendedoras com negócios estabelecidos, porém que não estão formalmente reconhecidas e não são percebidas pelas demais mulheres.

O Governo, na voz do Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, manifestou apoio à iniciativa e considera que incentivar mais mulheres a empreender é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da província de Nampula.

“É inspirador o que estamos presenciando aqui, viemos para observar a determinação das mulheres, quando estão decididas a realizar algo, fazem e fazem muito bem” disse Jaime Neto, que entende que ao ensinar as mulheres a empreender, estamos impulsionando toda uma nação.

“Encorajar a todos vocês a trabalharem arduamente para continuarem a crescer, para o vosso trabalho ser exemplo para outras mulheres e jovens que não acreditam nelas mesmas. Vocês acreditam, apresentaram aqui vários produtos fantásticos, muitos deles processados por vocês,”

Na ocasião, o representante de Estado na Província de Nampula incentivou a iniciativa de continuar com os treinamentos, assim como apoiar a legalização das empresas lideradas por mulheres, por acreditar que quando uma iniciativa é formalizada e certificada, tem maiores chances de sucesso. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas