Connect with us

ECONOMIA

Mercado dos Belenenses se prepara para uma requalificação de raiz

Publicado há

aos

O Mercado dos Belenenses, vulgo mercado de Peixe, o maior estabelecimento de venda de peixe fresco na cidade de Nampula, poderá ser requalificado, a partir deste mês, aumentando a sua capacidade e melhoria da actividade comercial. Actualmente, o mercado alberga 330 vendedores e com o melhoramento passará a acolher mais de 600.

A informação foi avançada ao Rigor pelo vereador dos Mercados e Feiras, Augusto Tauncha, o qual deu a conhecer que, para o efeito, a edilidade fará o lançamento da primeira pedra ainda na primeira quinzena deste mês, para dar lugar ao início das obras.

Para permitir o decurso normal das obras e sem causar prejuízos aos vendedores, assim como aos clientes, a edilidade diz que vai transferir temporariamente o mercado para um campo de futebol, que dista há 500 metros do mercado.

Augusto Tauacha não revelou quando tempo é que a execução das obras vão durar e muito menos o orçamento, mas confirmou que a construção consiste em bancas, montagem de frigoríficos, sistema de abastecimento de água, energia eléctrica e melhoramento dos arruamentos.

“No dia 14 de Novembro vamos lançar a primeira pedra para uma construção do mercado, com material convencional. É para evitarmos material precário vulnerável a qualquer incidente, então vamos construir com material convencional. Por isso, estamos a fazer um trabalho de mobilização daqueles vendedores, para os afastar para um lado que vamos indicar, para dar lugar às obras. Estamos a ser muito rápidos para devolvermos a dignidade do mercado aos vendedores há um curto tempo”, disse a fonte.

Sabe-se que o maior mercado de venda de peixe na cidade de Nampula encontra-se em péssimas condições, devido à imundície que se agrava sempre que chove, daí que, a notícia da requalificação do Mercado dos Belenenses foi acolhida de agrado pelos utentes, que também acreditam que serão melhoradas as condições em que são comercializados diversos produtos frescos.

Mussa Gabriel Chale, chefe do mercado do peixe, disse em entrevista ao Rigo que “o novo mercado a ser construído irá desenvolver a nossa cidade, os nossos negócios e vai ajudar as pessoas. Nós louvamos a iniciativa e é bem-vinda, porque sempre pedimos”, disse visivelmente satisfeito.

Issufo Abdala, um dos comerciantes entrevistados pelo nosso jornal, diz estar feliz pela iniciativa do governo da autarquia, pois durante vários anos, ele e os seus colegas de mercado, vendem sem muitas condições.

“Ninguém que não gosta de algo bom. É bom saber que vamos deixar de depender de plástico para sombra, porque quando não temos, sofremos de sol e dias de chuva passamos mal”, louvou a iniciativa.

O mesmo sentimento foi expresso por Atumane Bosco Rajabo, também vendedor de peixe, e pede que iniciativas deste género sejam alargadas a outros mercados da cidade de Nampula.

“Estou feliz, porque sei que daqui há pouco vai se lançar a primeira pedra, reclamamos sempre de falta de tecto e muita coisa vai mudar, seja para nós e os vendedores, porque com estás condições, a quem não vinha comprar o peixe, e peço que o governo sempre pense em melhorar outros mercados”, disse.  Vânia Jacinto 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas