DESTAQUE
Indivíduos se passam por fiscais municipais para extorquir dinheiro aos empresários
O Presidente do Conselho Autárquico de Nampula alertou para a presença de pessoas desonestas que se fazem passar por fiscais legítimos utilizando uniformes municipais, com o intuito de realizar cobranças fraudulentas.
Luís Giquira expressou, nesta Terça-feira, preocupação com a situação sem mencionar nomes, devido ao impacto negativo na reputação e na credibilidade do Conselho Municipal de Nampula perante os cidadãos e a comunidade empresarial local.
Conforme foi informado, os falsos servidores municipais usam roupas distintivas da autarquia e têm como alvo principal os empresários que regularmente pagam taxas referentes ao transporte de carga, descarga e outras actividades comerciais.
Luis Giquira expressou sua tristeza diante dessa situação e destacou que tais atitudes estão prejudicando os esforços de arrecadação de recursos, além de comprometer a reputação da instituição.
Nesse sentido, o autarca clamou por ajuda a todos os segmentos da comunidade, pedindo que informem imediatamente à Autarquia de Nampula caso se deparem com indivíduos fraudando-se como funcionários.
Segundo as informações do Rigor, o incidente já foi comunicado às autoridades responsáveis pela justiça e está seguindo os procedimentos legais, enquanto está sendo investigado.
“Tomamos medidas para a responsabilização destes indivíduos e para evitar tais actos: o Município está produzindo novos crachás de identificação dos seus técnicos”, afirmou Giquira, que discursou em um evento promovido pelo Conselho Autárquico de Nampula que marcou o início da capacitação dos funcionários da autarquia em ética, cálculo e cobrança de impostos.
Giquira ressaltou a relevância da acção para aprimorar os serviços oferecidos aos munícipes da cidade. Durante sua rápida fala, o edil destacou a importância de os colaboradores municipais saírem do encontro inspirados e preparados para proporcionar um atendimento de qualidade aos cidadãos no que diz respeito à taxa de impostos.
O Presidente do Município de Nampula afirma que os colaboradores devem agir com integridade e ética durante o processo tributário. Para isso, ele destaca a importância de não haver dúvidas, e de os funcionários seguirem um comportamento ético.
Conforme Giquira, investir na capacitação em tributação é essencial para melhorar os serviços municipais em Nampula. Isso mostra o compromisso da administração em qualificar seus colaboradores e tornar a gestão pública mais transparente. Raufa Faizal
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas