Connect with us

ECONOMIA

Governo prevê pagar 50 milhões de meticais em subsídios a alfabetizadores em Nampula

Publicado há

aos

O sector da Educação em Nampula prevê pagar ainda este ano mais de 50 milhões de meticais referentes aos subsídios em atraso dos alfabetizadores voluntários de alfabetização e educação de adultos.

Na província, estima-se que cerca de 85 mil alfabetizadores estejam há três anos sem receber os valores a que têm direito. O assunto foi levantado durante a visita da esposa do governador, Nazira Abdula, aos centros de alfabetização, onde os voluntários pediram a resolução urgente do problema.

Em declarações à imprensa, o director provincial de Educação, William Tunzini, reconheceu as dificuldades e explicou que a falta de fundos tem condicionado os pagamentos. “Não é um caso específico da província de Nampula, é um problema nacional. Tivemos atrasos no segundo semestre de 2023, ao longo de 2024 e, até Julho deste ano, ainda não tínhamos pago. Contudo, há uma janela aberta no sistema e acreditamos que, ainda este ano, os subsídios começarão a ser pagos, incluindo as dívidas acumuladas”, afirmou.

Segundo Tunzini, a dívida acumulada ronda os 56 milhões de meticais só em Nampula, valor que o governo central se comprometeu a liquidar. Isabel Abdula

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas