Connect with us

OPINIÃO

FEZ 13 ANOS QUE MORREU MICHAEL CLARK DUNCAN (1957-2012):

Publicado há

aos

Uum gigante bom que fez carreira em Hollywood

.Foi Porteiro de Discoteca e Guarda-Costa   

.Chamavam-lhe “Big Mike”

Michael Clarke Duncan já tinha passado dos 40 anos quando viu a sua vida mudar completamente  de figura. De um dia para o outro, Duncan transformou-se numa estrela de Cinema de talentos reconhecidos, adorado pelo público, respeitado pela crítica e procurado pelos Produtores que nunca mais deixaram de o colocar em grandes produções. Por insistência de Bruce Willis, que vira Ducan num pequeno papel em ARMAGEDDON, o realizador Frank Darabont contratou o ex-Porteiro de discotecas e ex-Guadra-Costas de celebridades para representar o papel de “John Coffey”, um condenado à morte com poderes miraculosos no filme À ESPERA DE UM MILAGRE. Duncan tinha uma presença imponente, media quase dois metros de altura, pesava para cima de 140 quilos, e tinha também uma voz única. Não sei se os Leitores estarão recordados deste excelente filme ou não. Poderá ver o filme através do Youtub. A não perder.

As suas cenas com Tom Hanks no filme de Darabont comoveram plateias em todo o Mundo e impressionaram na mesma medida a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas e a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. Assim sendo, “Big Mike” viu-se nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário e para um Globo de Ouro na mesma Categoria. Não ganhou nenhum dos Troféus mas o seu nome, a sua personalidade e o seu carisma eram um Valor mais do que seguro para a Indústria.

Michael Clarke Duncan
(1957-2012)

Michael Clarke Ducan nasceu em Chicago, onde cresceu com a Mãe e com uma Irmã. A Família era reduzida mas os encargos eram grandes, sempre a cargo de “Big Mike” que, tirando partido do corpo, começou a grangear a vida como Porteiro e Segurança. Os Duncan mudam-se para Los Angeles à procura de uma vida melhor e, na Capital Mundial de entretenimento, “Big Mike” passou a escoltar estrelas como Will Smit, Martin Lawrence e Jamie Fox.

Vivendo em Los Angeles, “Big Mike” viu uma oportunidade de fazer dinheiro inscrevendo-se em Agências de “casting” para Publicidade e Cinema. Não lhe foi difícil encontrar oportunidades nessa área e os pequenos trabalhos sucederam-se a bom ritmo. Em 1998 brilhou na película ARMAGEDDON e, logo no ano seguinte, surgiu À ESPERA DE UM MILAGRE, que o lançaria para futuros êxitos como PLANETA DOS MACACOS, O REI ESCORPIÃO e SIN CITY. “Big Mike” era uma pessoa muito especial e encantadora. Dava 5 Dólares USD a cada fã que o abordasse na Rua e soubesse dizer o seu nome completo.

A título de registo recordamos que em 1997, “Big Mike” tinha sido contratado para Guarda-Costas de “Notorious B.I.G.” na noite em o «rapper»   seria assassinado à queima roupa por balas disparadas de um carro a alta velocidade. “Big Mike” trocou o serviço com um colega e não presenciou o assassinato que continua ainda hoje — volvidos que são tantos anos por esclarecer — ainda em Processo aberto pelo FBI. E para finalizar a crónica de hoje que acaba por ser uma singela homenagem, importa recordar, aqui e agora, a frase do Actor Tom Hanks a propósito de Duncan: «Mike foi como um tesouro que descobrimos em À ESPERA DE UM MILAGRE. Era/foi um homedm adorável e a sua partida deixa-nos atordoados». Subscrevo inteiramente estas palavras porque tive o privilégio de o conhecer pessoalmente em 1983, quando o entrevistei para o Jornal «Luso Americano», ao qual estava ligado como Colaborador regular, à época, a viver e a trabalhar em New York, na Delegação da RTP. E sinto saudades dele, passados que são 42 anos!

Paz à sua Alma de Eleição!

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas