Connect with us

CULTURA

Falta de recursos ameaça a arte e cultura de Nacala Porto

Publicado há

aos

A Casa da Cultura de Nacala Porto enfrenta dificuldades materiais e financeiras para incentivar a cultura, precisando de cerca de oitocentos mil meticais para comprar equipamentos musicais.

Falta quase todo tipo de recursos na casa cultura destinada a promover a cultura. Precisa-se de computadores para digitar, impressoras para imprimir e instrumentos musicais, como batuques, violas e pianos, para apoiar os grupos culturais e artistas locais.

Nacala Porto, que também se destaca como um centro económico relevante da província de Nampula, caracteriza-se igualmente pela diversidade e riqueza cultural, com diversos artistas actuando tanto de forma independente quanto em grupos culturais.

“Nós não possuímos um único computador, enfrentamos dificuldades com a escassez de papel para imprimir documentos, não há recursos para adquirir batuques e peles de animais, mesmo as violas disponíveis são antigas e em número limitado”, afirmou, Simão Simão, director da Casa de Cultura de Nacala, acrescentando que a casa de cultura de Nacala Porto possui apenas um piano, o qual não consegue suprir a demanda dos alunos interessados em aprender a tocar instrumentos musicais na cidade portuária de Nacala.

Assim, devido à falta de material mencionado, a liderança da Casa Distrital de Cultura de Nacala Porto tem se dedicado a fazer pressão junto ao governo para ser suprida com tal material. Simão Simão mencionou reuniões frequentes com os órgãos distritais, Serviços Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, para discutir a possível obtenção do material em questão.

De acordo com Simão Simão, o sector necessita de aproximadamente 850 mil meticais para adquirir equipamentos musicais, a fim de atender à demanda de estudantes que procuram cursos vocacionais na instituição, como canto, dança, costura, teatro, coral, bem como aulas de viola e piano.

Mesmo diante da situação desconfortável, devido à inexistência de um orçamento específico para aplicar nas necessidades das actividades previstas, aquele sector está empenhado para garantir a continuidade de algumas actividades.

Simão Simão, disse que a casa de cultura de Nacala Porto está comprometida com os esforços de valorizar os talentos. “Trabalhamos no desenvolvimento de novos grupos culturais que serão parte integrante da Casa Distrital de Cultura. Esses grupos combinam canto e dança, sendo que um deles já se apresentou na praça dos heróis moçambicanos no passado dia 01 de Maio. Optamos por seleccionar jovens e adolescentes porque, nessa faixa etária, ao introduzirmos a cultura, eles podem crescer com ela, tornando-se assim parte de uma herança que queremos transmitir para as gerações mais novas”.

Com a constituição de um grupo cultural na Casa Distrital de Cultura de Nacala Porto, o Governo, pretende assegurar que o sector conte com conjuntos culturais capacitados para representar o distrito em eventos como o festival nacional de cultura em 2025, que ocorrerá na província de Tete.

O director da Casa de Cultura de Nacala Porto terminou sua locução explicando que “o grupo cultural da casa cultural de Nacala Porto tem como finalidade nos representar em eventos importantes e festas da cidade, bem como em grandes celebrações nacionais. Portanto, ao prepararmos esses grupos jovens desde cedo, eles estão aptos a nos representar com excelência”. Nélia Cornélio

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas