Connect with us

DESTAQUE

EUA expressam apreensão com resultados eleitorais em meio ao caos social

Publicado há

aos

O Governo dos Estados Unidos expressou, por meio de um comunicado, sua apreensão em relação à divulgação dos resultados finais das Eleições Gerais de 9 de Outubro, em um período em que a nação enfrenta tensões políticas e sociais. Os EUA  fazem um apelo por diálogo visando a restauração da paz no país.

“Os Estados Unidos pedem a todas as partes interessadas que se abstenham da violência e se envolvam em uma colaboração significativa para restaurar a paz e promover a unidade. Os responsáveis por violações dos direitos humanos, incluindo o assassinato de manifestantes e funcionários do partido e o uso excessivo da força pelas forças de segurança, devem ser responsabilizados. Os moçambicanos merecem eleições livres de violência e que reflictam a vontade do povo.”

No seu comunicado o os Estados Unidos de America recordam que “Organizações da sociedade civil, partidos políticos, mídia e observadores internacionais, incluindo aqueles dos Estados Unidos, citaram irregularidades significativas no processo de tabulação, bem como preocupações com a falta de transparência durante todo o período eleitoralʺ.  lembra o comunicado pedindo o fim das violências e que haja igualmente a  responsabilização pelas mortes de manifestantes, por se constatar que há uso excessivo da força pelas Forças de Defesa e Segurança.

Para além de responsabilização “Os Estados Unidos exortam todas as partes interessadas a se comprometerem com sérias reformas eleitorais e institucionais para garantir o futuro de Moçambique como uma verdadeira democracia multipartidáriaʺ. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas