Connect with us

SOCIEDADE

Época chuvosa 2024/2025: chuvas podem transformar a saúde em uma verdadeira tempestade

Publicado há

aos

O sector da província de Nampula, a mais populosa do país, diz que a província poderá registar nos próximos cinco meses elevados números de doenças de origens hídricas, com destaque para diarreias, e da malária.

Para fazer face a essa realidade, o Serviço Provincial de Saúde de Nampula diz que dispõe de medicamentos e actualmente está a sensibilizar a população para a necessidade de observância de medidas de prevenção de doenças de origem hídrica.

“Neste momento, a nossa província dispõe de medicamentos, pelo menos os essenciais. Nós temos um estoque que pode satisfazer a província nos próximos seis meses. Recentemente, nós recebemos cerca de 6 contentores de medicamentos variados, e neste momento decorre o processo de distribuição desses medicamentos, para o consumo nos próximos três meses”, disse Geraldino Avalinho, chefe do Departamento da Saúde Pública, nos Serviços Provinciais de Saúde de Nampula.

Avalinho disse que o seu sector está a correr “contra o relógio” na distribuição dos fármacos, para evitar dificuldades no período chuvoso, que muitas vezes resulta em cortes de estradas em alguns distritos da província.

“ Nós fazemos este processo agora, antevendo uma provável existência de alguma via intransitável, durante a época chuvosa, e como já é de costume, nós temos feito esse processo de distribuição, atempada de medicamentos para que estes estejam já posicionados”, disse Avalinho.

Além de medicamentos, o sector de saúde vai realizar uma campanha de prevenção sazonal da malária e de outras doenças, no mês de Dezembro, evento que inclui a distribuição de redes mosquiteiras para a prevenção daquela doença mortífera.

“Nós oferecemos os medicamentos para as crianças compreendidas entre 3 meses e aos 59 meses, este programa vai acontecer um pouco por toda província. Portanto, este é um grupo alvo, prioritário para a prevenção do tratamento da malária, daí que o Ministério da Saúde, desenhou este protocolo para podermos implementar, sobretudo aqui na província de Nampula. Sendo uma das poucas províncias do país que realiza esta intervenção, antevemos para o primeiro trimestre do ano 2025 a realização da campanha de distribuição massiva da rede mosquiteiras”, referiu a fonte.  Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas