Connect with us

SOCIEDADE

Criminosos instalam “quartel-general” em Muzorone e tiram sossego aos moradores

Publicado há

aos

Moradores da zona residencial de Muzorone, no bairro Muhala-Expansão, na cidade de Nampula, mostram-se preocupados com a elevada onda de criminalidade que se tem verificado nos últimos tempos, naquela circunscrição geográfica.

E para tentar colocar a ordem e tranquilidade públicas, as autoridades locais recorreram à Polícia da República de Moçambique, mas os resultados ainda continuam longe.

Os moradores entrevistados pelo nosso jornal dizem que nos últimos tempos tornou-se um pesadelo viver naquele bairro, pois os malfeitores instalaram uma espécie de “quartel-general”, causando terror aos residentes, mesmo no período diurno. Assalto às residências, na via pública e agressões físicas, ocorrem com maior tranquilidade e a luz do dia, segundo os nossos entrevistados.

Zé Anastácio, residente de Muzorone, disse que os praticantes destes actos são jovens, que devido ao desemprego, ocupam-se a atormentar os cidadãos indefesos. Ele considera que a falta de patrulhamento policial na região tem contribuído para o aumento da criminalidade.

“Ultimamente, há muita criminalidade neste bairro. Agressões físicas e roubos são sempre frequentes, principalmente nesses últimos dias que se registam as manifestações. Temos vivido com muito medo. A polícia defende a população, mas tem sido sempre que trabalham na zona, por isso queremos pedir o reforço no patrulhamento, para eliminar a gatunagem”, apelou.

Outro morador que preferiu não ser identificado contou que “este bairro é muito perigoso, por exemplo, no mês passado, um jovem foi agredido e arrancado o seu telemóvel, estamos mal”. A fonte acrescentou que “por várias vezes fomos denunciar na Segunda Esquadra, mas nunca notamos mudanças”.

Juma Evaristo Mahando, outro morador, conta que, frequente nas noites é notoria a presença dos chamados homens-catanas que tiram sossego aos moradores daquela zona residencial, daí que pede a intervenção das autoridades policiais para o restabelecimento da segurança e tranquilidade na região.

“Os jovens precisam de deixar estes maus comportamentos. Quem pode combater é a Polícia, por isso, é necessária a sua presença na calada da noite, assim como de dia”, pediu o nosso entrevistado.

A polícia tem conhecimento e já vasculha a região

A Polícia da República de Moçambique em Nampula diz ter conhecimento da onda de criminalidade na zona residencial de Muzorone, e segundo o chefe das Relações Públicas do Comando Provincial, Dércio Samuel, a corporação trabalha para devolver a tranquilidade.

Como resultado dessas operações, Dércio Samuel, revelou que recentemente a corporação deteve 14 integrantes de uma quadrilha que semeia terror, graças a denúncias dos moradores.

“Temos certeza que ainda há mais indivíduos que protagonizam acções criminais naquele Bairro, daí que a Polícia está a efectuar diversas operações, com vista à identificação dos locais onde os indivíduos têm se concentrado para a sua neutralização”, garantiu.

As autoridades policiais asseguram que vão continuar a monitorar a segurança do bairro e pedem a colaboração total dos moradores, de modo a identificação e responsabilização dos criminosos.

“A polícia tem marcado encontro com as estruturas do bairro que é para aferir o grau de segurança. Pedimos para que sempre que tiverem informações sobre o reaparecimento dos integrantes dos grupos criminosos nos comuniquem, para fazermos o nosso trabalho”, exortou. Losângela Mussa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas