ECONOMIA
Eduardo Abdula quer tornar Nampula em pólo de investimento e empregos
O cabeça-de-lista da Frelimo para governador da Província de Nampula, Eduardo Abdula, expressou, nesta Quinta-feira (6 de Junho), seu compromisso em melhorar o cenário empresarial da província como estratégia para atrair e estimular os empresários locais, nacionais e estrangeiros a investirem na região. Ele acredita que isso é fundamental para incrementar a geração de empregos e promover o desenvolvimento de Nampula.
Eduardo Abdula acredita que a presença de inúmeras empresas na região é fundamental para combater o problema do desemprego, que tem causado diversos problemas na província de Nampula, em especial entre os jovens, a principal força motriz para o desenvolvimento. Segundo ele, a criação de mais empregos e oportunidades de trabalho pode contribuir significativamente para a redução da criminalidade, do uso abusivo de drogas e até mesmo para prevenir que os jovens sejam aliciados e recrutados por grupos terroristas que têm actuado em Cabo-Delgado desde 2017.
Após visitar diversas empresas e indústrias situadas na cidade de Nampula, como a Nova Texmoque, Life Pack, Saf e MAM Transporte, o cabeça-de-lista da Frelimo para governador da Província de Nampula fez declarações.
“É fundamental estimular as organizações a abrirem mais oportunidades de emprego para os jovens. Quando os jovens têm trabalho, diminuímos a possibilidade de serem atraídos pelo terrorismo, evitamos o envolvimento com substâncias ilícitas e afastamos a tendência de se tornarem indivíduos mal-intencionados”, declarou, explicando que sua presença nas empresas que operam em Nampula tem o objectivo de identificar os principais desafios enfrentados pelos empresários, a fim de desenvolver estratégias que melhorem a relação quando for eleito governador, em 9 de Outubro.
“A visita tem mais o intuito de ouvir os empresários, entender qual é o grau de contentamento e o ponto em que se encontram actualmente. Foi positivo escutar e presenciar empresários bastante engajados, entusiasmados com o que é a sua actuação para o progresso da nossa província”, avaliou Eduardo Abdula, que se mostrou contente com o facto de mais de sessenta por cento dos funcionários nas empresas que visitou serem jovens.
Empresários e colaboradores entusiasmados com a candidatura de Eduardo Abdula.
Tanto os empresários, quanto os funcionários nas empresas visitadas demonstraram estar animados com a decisão de Eduardo Abdula, como candidato da Frelimo para o cargo de governador de Nampula e consideram essa uma escolha acertada.
Diversos empresários afirmaram que Salimo (como é carinhosamente tratado) é a pessoa certa para liderar Nampula. Enquanto isso, os trabalhadores ficaram satisfeitos com a escolha da Frelimo por alguém respeitável e nativo de Nampula para liderar as iniciativas de combate à extrema pobreza na província.
Na maioria das empresas que visitou, o cabeça-de-lista da Frelimo para governador da Província de Nampula misturava o português com o Macua, dando preferência ao Macua no contacto com os trabalhadores. Ele até mencionou que nasceu falando Macua, ao passo que teve que estudar para aprender o português.
“É uma satisfação notar as decisões que o partido está tomando, é uma pessoa íntegra, com carácter e grande profissionalismo. É reconfortante ver nossos líderes ou futuros governantes valorizando o contacto com o sector empresarial, que desempenha um papel crucial. Temos a certeza de que seremos bem representados”, afirmou Shakeel Ahmad, director da fábrica Life Pack, responsável pela produção de açúcar, sal e água na cidade de Nampula.
De uma maneira ampla, as empresas visitadas demonstraram como tema central as dificuldades burocráticas para obtenção de investimentos, o que as leva a buscar recursos na capital do país, Maputo. Contudo, o cabeça-de-lista da Frelimo para governador da Província de Nampula assegurou que irá se dedicar intensamente ao sector, visando estabelecer um contexto extremamente propício para os negócios e o desenvolvimento.
“Algumas empresas manifestaram preocupação com a burocracia, e é facto que ela existe, mas não significa que não esteja a ser desenvolvido um bom trabalho. É crucial que prestemos atenção a esse sector e, juntos, com a contribuição de todos envolvidos nesse governo, busquemos formas de reduzir ou eliminar esse problema burocrático”. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas