Connect with us

POLÍTICA

Daniel Chapo é apresentado como craque dos craques da FRELIMO em cerimónia épica na Matola

Publicado há

aos

Foi uma verdadeira apresentação desportiva. Na Matola, Maputo, perante milhares de pessoas que acorreram ao local para assistir à cerimónia de apresentação de Daniel Chapo como candidato de Frelimo para as eleições presidenciais de 9 de Outubro próximo, o Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, afirmou que Chapo era craque dos craques na FRELIMO. “Ele é o jogador titular, aquele que joga por 90 minutos seguidos”, disse Nyusi explicando que resistiu por três dias seguidos, até finalmente ser escolhido entre tantos outros craques deixados para trás.

Nyusi estava assim a apresentar o candidato da Frelimo, na Matola, que ele descreveu como o centro das deliberações do principal partido em Moçambique.

Apesar da brevidade da exposição, em termos gerais, Nyusi mencionou que Chapo era a aposta actual, o candidato da Frelimo para as eleições a decorrerem em 9 de Outubro.

Dirigindo-se à população da Província de Maputo, Daniel Chapo, inicialmente expressou gratidão pela acolhida calorosa e assegurou seu compromisso para transformar Moçambique em um referencial industrial. “A cidade da Matola é o centro das decisões do partido, mas também é um polo industrial. Nossa meta é aumentar a produtividade do país, garantindo que as indústrias existentes sejam expandidas por todo o território, a fim de gerar mais empregos para os jovens”, iniciou Chapo ao explicar que, se eleito, também se dedicará a implementar melhores condições de habitação para a juventude.

Chapo fez diversas promessas, incluindo a melhoria das infra-estruturas não apenas na área da educação, estradas, mas também da saúde. Ele ressaltou que simplesmente ter boas condições físicas não era suficiente, era necessário também criar oportunidades para os trabalhadores, valorizá-los e investir para garantir que a população fosse melhor assistida.

Chapo também aspira investir na agricultura para aumentar a produtividade do país, porém, para isso será necessário incentivar a agricultura voltada para o comércio. Para alcançar esse objectivo, Chapo disse que será importante atrair investimentos e replicar as boas práticas internas, além de buscar soluções externas. Enquanto o país replica a experiência bem-sucedida na produção de batata-reno, que o país produz, também será necessário buscar conhecimento na produção de frutas na África do Sul.

A cultura e o desporto serão prioridades para Chapo. Para ele, o desporto significa cidadania e saúde. Portanto, é fundamental utilizar o desporto e a cultura para resgatar valores que se perderam após a independência nacional. Isso inclui valorizar os líderes locais e resgatar os valores mais básicos da sociedade. Por isso, disse ele, na sua gestão, os idosos devem ser reconhecidos e valorizados pela família. Raufa Faizal

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas