SOCIEDADE
Comunidade de Lunga ganha nova esperança com embarcação moderna para salvamentos e transporte de doentes
A Comunidade do Posto Administrativo de Lunga, no distrito de Mossuril, província de Nampula, passou a dispor, a partir da semana passada, de uma embarcação moderna para busca e salvamento, mas que também funciona como uma ambulância para o transporte de doentes na travessia entre Lunga e a Ilha de Moçambique e vice-versa.
De acordo com informações obtidas, a embarcação mencionada, também irá realizar operações de busca e salvamento na área de Mogincual.
A entrega formal da embarcação, que coincidiu com a entrega de duas ambulâncias: uma destinada à comunidade de Lunga e outra para o distrito da Ilha, aconteceu na semana passada, em uma cerimónia conduzida pelo Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto.
Lembre-se de que, devido à ausência de uma embarcação de transporte de passageiros entre Lunga e a Ilha de Moçambique, aconteceu um naufrágio que resultou na perda de cerca de 100 vidas humanas.
“Este pacote que trazemos hoje, o barco de salvamento também, ao mesmo tempo que vai servir de ambulância, porque há serviços de saúde que eventualmente não podem ser desenvolvidos aqui, então podem ir para Ilha de Moçambique. Esta embarcação vai ajudar, é uma embarcação moderna equipada com dois motores, tem todo equipamento necessário para a busca e salvamento, mas também tem equipamento para poder levar doentes que precisam de outros tratamentos fora de Lunga.”
Jaime Neto afirmou que a meta do Governo é tornar mais fácil a locomoção dos pacientes e da população em geral, entre Ilha Moçambique e o Posto Administrativo de Lunga e vice-versa.
“Entregamos duas ambulâncias, uma ambulância para Lunga e outra para Ilha de Moçambique, para poder facilitar a evacuação de doentes. São ambulâncias modernas, ambulâncias que podem ser utilizadas para reanimar doentes quando se encontrarem numa situação de crise, estão totalmente equipadas também com oxigénio”, fez saber Jaime Neto.
Lembre-se de que, além das duas ambulâncias e uma embarcação, a delegação do Instituto Nacional do Mar (INAMAR) em Lunga, também recebeu um veículo para fiscalização em terra. Jaime Neto espera que esses recursos sejam utilizados de maneira rigorosa para beneficiar a comunidade.
“Nós esperamos que todos esses quatro meios que entregamos, sejam muito bem utilizados para o bem da nossa população. Esse equipamento que trouxemos, todas as obras que acontecem aqui, fazem parte do pacote prometido pelo Presidente da República e vai continuar a providenciar mais recursos para o nosso Posto Administrativo, para a nossa população poder utilizarʺ, disse acrescentando que o governo tem como plano transformar Lunga em uma cidade desenvolvida.
Por sua vez, o Administrador do (INAMAR) Instituto Nacional do Mar em Lunga, Leonilde Ximarizane, exaltou o gesto, tanto que exortou a população a cuidar do material oferecido para que daqui a alguns anos, possam estar em condições de ainda servir a população.
“Temos que cuidar e conservar devidamente esta embarcação, porque vai nos ajudar a fazer a busca e salvamento. Nos aproximamos do momento de Verão, vamos ter situações em que muita gente vai se fazer aqui ao mar, vamos precisar a questão de busca e salvamento, a mesma embarcação vai servir de ambulância como podem ver tem uma bata. Então vamos fazer o devido uso, essa embarcação é nossa. Há situações que nós podemos ter mau tempo e nós sabemos que o nosso País está propenso a ciclones, queremos que daqui a dois anos tenhamos uma embarcação em condições, igualmente, entregaram-nos uma viatura porque as actividades não acontecem só no mar, também precisamos de ter na terra, então temos que cuidar.” Losângela Mussa
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas