Connect with us

POLÍTICA

Atraso de salários na Função Pública aponta para desvio de fundos para campanha política, diz AMUSI

Publicado há

aos

Em pleno decurso da campanha eleitoral, o Partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), alega que o atraso no pagamento dos salários dos funcionários públicos, referentes ao mês de Agosto de 2024, sugere desvio de recursos para fins políticos, por parte do partido FRELIMO.

De acordo com Santos Almeida, cabeça-de-lista do AMUSI em Nampula, o governo utilizou os fundos destinados aos salários dos servidores públicos, para a campanha eleitoral da Frelimo. Santos Almeida, sustentou sua acusação no facto de que o partido FRELIMO em Nampula, é o único com maior quantidade de panfletos e outros materiais de campanha, tanto na capital quanto nos demais distritos da província de Nampula.

“Os funcionários de saúde, não auferiram os seus ordenados mensais, porque o dinheiro foi desviado, houve uma má aplicação dos fundos, compram material eleitoral, nós ontem estivemos em Murrupula, vimos muito material, panfletos, bandeiras, não era necessário gastar dinheiro, para papéis para panos, o material é só para ilustrar, não é para abusar a economia. O governo, comprou várias viaturas para os directores das escolas, aquele dinheiro se tivéssemos que construir escolas, se tivéssemos que construir aqui no Lourenço, um posto de saúde, teria ajudado muita gente e não um indivíduo, é essa a racionalidade económica, que prestaremos atenção, portanto há muitas coisas que mudaremos”, afirmou Santos Almeida, durante seu discurso em Rapale, garantindo que, se seu partido vencer as eleições, não irá tolerar atrasos constantes nos salários do sector público.

“Vamos mudar para melhor, corrigirmos as questões irregulares, que têm sido praticadas, este atraso salarial acredito que não existirá, pois isto resulta de má gestão, é preciso que o sector que trata de salários seja rigoroso, para manter a ordem, isso nós faremos”, garantiu.

Antes de iniciar a campanha eleitoral, o antigo chefe da brigada central de assistência à província de Nampula, pelo partido Frelimo, Fernando Faustino, declarou que o partido estava devidamente preparado em termos de recursos materiais, para os 45 dias de campanha. Segundo Fernando, a preparação no partido iniciou logo após o anúncio das datas das eleições, o que significa, que a demora na disponibilização de fundos de financiamento para os partidos políticos, não seria um obstáculo.

No entanto, Tome Shakushasha, que liderou a dias a campanha da Frelimo, na zona de cimento, em Nampula, afirma que os outros partidos políticos, não demonstram interesses em exibir suas habilidades de liderança, preferindo proferir palavras sem significado, para difamar a Frelimo. Ele destaca que a Frelimo é o partido com competência e experiência para dar continuidade ao desenvolvimento do país.

“Os outros partidos procuram manchar, quem trabalha sempre vai ter erros, e porque a Frelimo está a trabalhar é evidente que terá erros, os outros partidos procuram estes erros para tentar desprestigiar aquilo que a FRELIMO já fez, é isso que eles fazem, não vendem projectos, querem vender sonhos, querem vender ilusões como se fizéssemos um país que não tem pernas assadas.”

FRELIMO é a solução para o futuro do país

Shakushasha exortou os eleitores da zona cimento, na cidade de Nampula, a votarem na Frelimo, afirmando que o partido é a melhor opção para resolver os desafios actuais do país. Ele argumentou que não é momento de aprender a governar, mas sim de agir decisivamente.

“Apostem na FRELIMO, por ser a solução para o desenvolvimento do país, a FRELIMO já mostrou isso que tem capacidade tem experiência, não procurem arriscar-se com gente que não tem experiência, hoje não é para a pessoa vir experimentar, é para chegar apanhar a máquina e fazer andar, então quem tem esta capacidade é só o partido FRELIMO, esqueçam dos outros partidos que querem apenas usar esse momento da campanha, para denegrir em vez de mostrar o projecto que eles têm”, disse desqualificando a capacidade de outras formações políticas, de atender as demandas da população.

“Mostramos um país já maduro, somos um partido timbrado, um partido que já tem muita experiência, por isso, é confiável depositar o seu voto ao partido FRELIMO que é para o seu voto ter valor, o seu voto vai representar soluções dos problemas que nós temos, da juventude, dos idosos, das mulheres, das nossas crianças, isso só com a FRELIMO, é possível, se depositar nos outros partidos, será um voto perdido”, afirmou.

Candidato Santos Almeida promete acção imediata contra criminalidade no Lourenço

A população residente no Lourenço, uma região próxima à cidade de Nampula, mas pertencente ao distrito de Rapale, queixara-se do aumento da criminalidade ao candidato, ao cargo de governo, pelo partido AMUSI, Santos Almeida.

Além dos índices de criminalidade, os moradores de Lourenço, manifestaram preocupação com a carência de um hospital, para atender a comunidade local, a ausência de uma escola secundária e a escassez de água potável para o consumo.

Santos Almeida, que observou com atenção as preocupações, assegurou tomar medidas enérgicas, logo que AMUSI vença as eleições e ele assuma o cargo de Governador de Nampula.

“Não se deixem enganar pelas bocas, votem em pessoas sérias, educadas e num partido sério, vamos sair da pobreza, abriremos estradas, furos de água, e combateremos a criminalidade, o grupo quinze, não pode amedrontar a cidade e traremos emprego. Lourenço, é um nome vulgar estando na cidade tinha que ter hospital, é o que o partido Amusi fará, votem no partido Amusi, é o ideal para além de ser um partido local, que pode desenvolver a província de Nampula. Eu, como advogado, não engano a ninguém, sei onde buscar dinheiro”, explicou. Losangela Mussa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas