POLÍTICA
Ossufo Momade promete transformar o país em cinco anos
Na sua primeira aparição, desde o início da campanha eleitoral, na semana passada, o líder da RENAMO, Ossufo Momade, pediu neste Domingo (1 de Setembro de 2024) em Nampula, que apenas necessita de cinco anos para governar e mudar o país, ao contrário da FRELIMO, que governa por 49 anos sem nada fazer.
“ Nos deixem governar só cinco anos, para mostrarmos como se governa um país, governar o país sem corrupção, sem roubar, mas sim tratar bem a população, criar condições sociais, porque hoje temos sérios problemas de saúde, não há bom atendimento, não tem ambulâncias, os funcionários de saúde não tem moral porque não recebem, passam cinco meses sem receber, como irão tratar bem o doente”, afirmou, garantindo que seu governo será o melhor para os cidadãos de Moçambique.
Ossufo Momade responsabilizou a FRELIMO pelo escasso desenvolvimento do país e pelas condições precárias em que vive a maioria dos moçambicanos.
“É Ossufo Momade, que irá resolver os vossos problemas, não se deixem enganar, eles [a FRELIMO], já estão no poder há 49 anos, desde a nossa independência e não resolvem os problemas dos moçambicanos. Primeiro foi o Chissano, prometeu um futuro melhor, onde é que está o futuro melhor? Depois foi o Guebuza, prometeu que ia acabar com a corrupção, mas é o pior ladrão que existe em Moçambique. Quem provocou as dívidas ocultas? foi ele. Depois veio o Nyusi, prometeu o bem-estar de todos os moçambicanos, mas é o pior governo que temos em Moçambique, e vai sair numa porta pequena, feito janela, pois nada fez e está a deixar os moçambicanos pobres. Então votem na RENAMO, que é a esperança do povo moçambicano.”
Segundo Momade, não é aceitável que um país com terras férteis adequadas para a agricultura ainda tenha casos de fome. Contudo, caso ele e seu partido sejam eleitos, garantiu que irá mudar a situação desfavorável do país.
O atraso no pagamento dos salários dos funcionários públicos também foi alvo de críticas, de Ossufo Momade.
“Esse é o problema da própria FRELIMO, eles não sabem governar, eles sabem roubar, nós que estamos a frente temos que servir de espelho, porque se nós começarmos a roubar, os pequenos também vão roubar, se nós formos governantes sérios, aqueles que vêm a nossa atrás vão ser sérios, porque nós vamos tomar medidas administrativas, vamos fazer reformas no Estado, vamos desenvolver o país para o nosso povo, ter pequeno-almoço, não iremos apalpar não, porque o nosso país tem recursos. Nós queremos promover a agricultura, uma agricultura mecanizada, não podemos continuar com aquela enxada de cabo curto, temos que utilizar máquinas, tractores, esse é o nosso projecto”, comentou.
O líder da RENAMO, falava em Namutequeliua em Nampula, num comício popular, que marcou o início da sua campanha eleitoral. Momade, não aceitou ser entrevistado e nem justificou aos membros, por onde andou desde o arranque da campanha eleitoral, há sensivelmente uma semana. Losangela Mussa.
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas