SOCIEDADE
Zaqueu aponta para um futuro mais leve no bolso dos moçambicanos com isenção do IVA

O economista Domingos Zaqueu, prevê um abrandamento do custo de vida, se o governo realmente implementar a isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nos produtos, conforme garantido pelo Presidente da República de Moçambique.
Segundo o economista, as medidas propostas pelo Presidente da República são pertinentes e surgem num momento crítico, especialmente devido à instabilidade política e económica que Moçambique enfrenta.
O economista afirma que o que os cidadãos moçambicanos realmente necessitam é de um aumento no poder aquisitivo em relação a bens e serviços, além de um crescimento contínuo da economia. Por isso, segundo ele, “essas medidas vão abrandar o custo de vida e também atrair a confiança dos investidores e empresários moçambicanos”.
Zaqueu afirma que a proposta de eliminar o IVA sobre os produtos fará com que os empresários em Moçambique consigam adquirir mais mercadorias.
“Com um aumento significativo nas aquisições feitas pelos empresários, a população mais carente conseguirá acessar a cesta básica. Isso implica que os produtos básicos tendem a ter uma redução de preço em um curto período, resultando em um maior poder de compra para esses indivíduos”, afirmou o analista, ressalvando que a diminuição nos preços também contribuirá para um fortalecimento do poder aquisitivo.
“Entretanto, é fundamental destacar que essa acção só terá um efeito mais significativo se os representantes do Estado e/ou os profissionais responsáveis por sua implementação actuarem como reguladores do mercado, uma vez que sempre haverá, como de costume, especulação nos preços”.
Domingos Zaqueu afirma que, entretanto, é fundamental considerar que essas acções não devem ser limitadas apenas aos produtos de primeira necessidade.
“É preciso ter acompanhamento gradual para que esta medida não afecte negativamente os outros produtos e/ou serviços”.
O entrevistado afirma que, embora a eliminação do IVA sobre os produtos essenciais tenha um impacto imediato após a decisão, o economista acredita que a economia deverá experimentar um crescimento gradual, com seus efeitos se manifestando no segundo semestre deste ano. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha