CULTURA
“Tinyolola” de FZ Fila Nova é a canção mais votada no Ikoma sa Wamphula
A canção “Tinyolola”, do músico Carlitos Gabriel, mais conhecido no meio musical como FZ Fila Nova, foi a mais votada na quarta edição do concurso “Ikoma sa Wamphula”, realizado pela Rádio Moçambique, conquistando um prémio de 85 mil meticais.
A entrega do prémio ficou a cargo de Manuel Rodrigues, governador de Nampula. O artista compartilhou o palco com a famosa cantora Dama Ija, que colabora na canção, a qual é bastante apreciada, especialmente na região de Nampula.
Na canção “Tinyolola”, Carlitos Gabriel radicado na cidade portuária de Nacala, narra uma história na qual atribui à sua esposa a realização de sua transformação, livrando-o de uma vida de crimes, como roubos e assaltos a inocentes. Na letra, ele menciona que sua esposa [Dama Ija] é uma excelente detective, que até conseguiu guiá-lo para uma nova crença.
Era a sua segunda tentativa de participar do concurso Ikoma sa Wamphula; na primeira ocasião, no ano passado, FZ Fila Nova não conseguiu avançar para a fase final.
“Estou muito feliz por receber este prémio, porque nem esperava, e agradeço a todos os que votaram na minha música e toda gente que assistia o meu trabalho, sem esquecer a minha esposa que tanto me apoiou até chegar este momento” disse Fila Nova.
Na quarta edição do Ikoma sa Wamphula, participaram 40 canções, das quais 10 foram seleccionadas para a gala final. Dentre elas, cinco foram premiadas com valores distintos:
85 mil meticais para a música mais popular, 70 mil para a melhor canção, 45 mil para a premiação de carreira e 40 mil para o prémio revelação e melhor voz. Fabião Eugénio, conhecido artisticamente como Vovô Asa, natural do distrito de Ribáuè, conquistou o prémio revelação e expressou sua grande felicidade, já que esta foi sua primeira participação no concurso.
“Estou extremamente feliz por receber este reconhecimento como prémio revelação. É a minha primeira vez em um programa desse tipo, competindo com 40 artistas, incluindo nomes renomados, e conquistar este prémio é uma grande alegria,” comentou Vovô Asa.
Durante a sua intervenção, o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, elogiou a província de Nampula pelo concurso, que, segundo ele, representa uma conquista importante. Rodrigues afirmou que a promoção da arte e da cultura é fundamental para o progresso no sector. Mesmo a um mês de concluir o seu mandato, o governador se comprometeu a oferecer apoio contínuo ao concurso.
“Um grande voto de reconhecimento aos profissionais da Rádio Moçambique que apostam neste programa. E nós vamos continuar como governo, a apoiar os artistas a dar a mão àqueles que podem se apresentar como artistas de qualquer arte, porque um povo sem cultura, não tem história” disse o Governador. Celso Alfredo
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas