Connect with us

DESTAQUE

Suspense na finalização do Hospital Geral De Nampula

Publicado há

aos

Com uma demora de quatro anos, a finalização das actividades de edificação do Hospital Geral de Nampula ainda é uma incógnita devido à escassez de recursos para prosseguir com os trabalhos de conclusão.

Em 2017, começaram os trabalhos de construção do Hospital Geral de Nampula, no bairro de Natikire. As autoridades locais haviam estabelecido como meta finalizar a obra e entregá-la em 2019, no entanto, o prazo não foi respeitado.

Durante a realização da construção, foram identificadas diversas irregularidades contratuais. A CETA, empresa encarregada da obra, enfrentou dificuldades financeiras ao longo do processo, resultando em greves por parte dos trabalhadores. Diante da comprovada incapacidade de finalizar as obras, o Governo optou por rescindir o contrato e atribuir a obra a outra empresa.

No mês de Fevereiro passado, foi assegurado pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, que os trabalhos seriam finalizados até ao final do ano. Contudo, durante a inspecção realizada na semana passada, o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, deixou evidente que o governo de Moçambique não tem recursos disponíveis para finalizar as obras, ao menos segundo o prometido pelo Ministro da Saúde, concluído ainda este ano.

Adriano Maleiane declarou que em um prazo de seis meses, o governo irá informar sobre os novos cronogramas para finalização, enquanto os esforços para arrecadação de recursos seguem em curso.

“É fato que a construção poderia ter sido concluída em 2019, porém enfrentamos alguns contratempos e agora estamos empenhados em resolvê-los. Após acertarmos todos os detalhes, poderemos estabelecer um novo prazo. Vamos colaborar com os empreiteiros, os fiscais e regularizar tudo para determinar essa nova data, não será breve, serão mais seis meses. Nossa previsão inicial era finalizar esse projecto em 2024, mas é necessário acertar, principalmente a regularização na relação, de forma pontual, com os empreiteiros, os fiscais e a captação de recursos”, explicou, ressaltando que, actualmente, as obras estão 80% concluídas.

Maleiane, admitiu que a obra é crucial para a comunidade e ressaltou a urgência de finalizar o Hospital Geral de Nampula, uma vez que a região ainda carece desse suporte.

Enquanto isso, os moradores que esperam há muito tempo pela finalização das obras estão insatisfeitos com a lentidão no término dos trabalhos que consideram que terminada a construção do hospital, seria de grande importância para os moradores daquela região.

“É triste o que está acontecendo no país. Seria melhor se o governo não divulgasse a conclusão das obras, para não causar sofrimento para a população”, afirmou Lucas Silvério, residente do bairro de Mutauanha.

“No bairro de Natikire não há hospital, então quando precisamos de cuidados médicos, recorremos ao hospital geral de Marrere ou ao hospital de 25 de Setembro, pois ficam mais próximos. Se o governo concluir vai ser de grande ajuda para nós que não temos recursos financeiros, por isso peço que se empenhem“, solicitou Eva, que mora em Natikire, zona de Teacane. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas