DESTAQUE
Wilker Dias: “É desafiador imaginar uma democracia forte com uma oposição fragilizada”

O analista político moçambicano, Wilker Dias, diz que a recondução de Ossufo Momade como Presidente e potencial candidato da Renamo nas eleições de 9 de Outubro, juntamente com a nomeação de Lutero Simango do MDM, enfraquece a oposição e favorece a Frelimo e seu candidato Daniel Chapo.
Wilker deu tal posição quando respondia sobre suas expectativas para as próximas eleições presidenciais, agora que os candidatos dos três principais partidos com representatividade na Assembleia da República foram divulgados.
O especialista afirmou ser evidente a fragilidade da oposição em Moçambique. De acordo com nossa fonte, o partido governante possui o domínio absoluto do Estado moçambicano, e para fortalecer a democracia, sugere a união dos principais partidos da oposição contra o partido que está no poder.
“Já temos entendimento sobre a forma de pensar de Ossufo Momade. Conhecemos o método de trabalho de Simango e, levando isso em consideração, podemos dizer que Daniel Chapo está em vantagem. Estamos cada vez mais distantes de promover qualquer tipo de avanço para a democracia em Moçambique, pois a Frelimo detém o controlo, não apenas do Presidente da República, mas também da máquina partidária, em relação aos seus interesses. Por esse motivo, a democracia sofre e enfrenta dificuldades para se estabelecer de forma genuína”.
“É desafiador imaginar uma democracia forte com uma oposição fragilizada. Se houvesse uma oposição mais robusta, teríamos uma democracia próspera em Moçambique’, afirmou Wilker Dias. Ele destacou que, em uma competição entre os diferentes candidatos, o candidato da Frelimo usufruem de diversas vantagens em comparação com os demais e explicou o motivo:
“Ao analisar os candidatos dos três partidos que concorrem à presidência de Moçambique, podemos observar que Daniel Chapo possui uma vantagem significativa. Isso se deve não apenas à estrutura partidária sólida do Frelimo, do qual ele faz parte, mas também à organização da campanha, às questões financeiras e à fraqueza da oposição. Os líderes dinâmicos e carismáticos da Frelimo conseguem se adaptar à actualidade eficazmente, o que coloca Chapo em posição de destaque. No entanto, se a oposição investisse em um candidato com recursos financeiros adequados, poderíamos obter resultados mais equilibrados”.Elina Eciate
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO9 meses atrás
A Cidade Vermelha