Connect with us

POLÍTICA

 STAE diz que Nampula teve um arranque tranquilo nas 4.746 mesas de votação

Publicado há

aos

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na província de Nampula, assegura que todas as 4.746 mesas de voto instaladas na província, iniciaram as actividades pontualmente às 7 horas, e o processo eleitoral está transcorrendo de maneira tranquila.

Entretanto, conforme o Director do STAE na Província de Nampula,  Luís Cavalo, nas primeiras horas do processo eleitoral, ocorreu, em algumas ocasiões, uma certa lentidão devido ao zelo excessivo dos membros das mesas de voto, mas essa situação foi resolvida com o andar de tempo.

“Como podem estar a ver, as 4.746 mesas constituídas para a Província de Nampula, abriram pontualmente às 7 horas e o processo decorre normalmente. Vocês puderam assistir, os nossos MMVs, devido ao excesso de zelo, registamos alguma morosidade, mas acreditamos que depois de uma hora, o processo será mais célere”.

Luís Cavalo

Luís Cavalo, director do STAE em Nampula, afirmou que o processo de abertura de mesas de voto na província de Nampula, teve um resultado satisfatório. “O balanço é positivo, as mesas arrancaram em 100 porcento e os cidadãos fazem-se as mesas. ”

A votação desta Quarta-feira (9.10.2024) foi precedida por protestos de membros de mesas de voto, que exigiam um aumento nos subsídios.  Luís Cavalo, afirma que, em Nampula, todos os grevistas já trabalham nas urnas, resultado de um trabalho de consciencialização que levou à suspensão das reivindicações.

“Sensibilizamos os MMVs que reivindicavam, como dissemos no primeiro dia, era uma manifestação de má-fé, porque todos sabiam os subsídios que iriam receber. Chamamos a consciência. Neste momento trabalhamos mormente”, garantiu o director do STAE de Nampula,  Luís Cavalo, que espera que, as eleições deste ano, melhorem no que tange a participação dos eleitores, se tiver em conta o trabalho de educação cívica eleitoral.

O director do STAE em Nampula afirmou que, desta vez, a campanha de educação cívica eleitoral foi ampliada, alcançando todas as comunidades. Por isso, espera-se que todos os eleitores registados participem do processo.

É importante lembrar que, em Nampula, é estimado que um total de 3.266.882 eleitores compareçam às urnas. Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas