Connect with us

DESTAQUE

Plataforma DECIDE convoca comunidade para fiscalizar recenseamento eleitoral

Publicado há

aos

A Plataforma DECIDE solicita maior atenção nas comunidades para possíveis casos de irregularidades eleitorais que possam surgir durante o processo de recenseamento eleitoral.

Actualmente a plataforma conduz uma iniciativa autónoma de consciencialização sobre o recenseamento eleitoral nas províncias de Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

Na tarde desta Segunda-feira (18.03.2024), o director da Plataforma, Wilker Dias, fez um pedido após imagens viralizarem nas redes sociais mostrando um cartão eleitoral com evidências de tripla inscrição pelo mesmo eleitor.

“Eventos de género, tanto divulgados quanto não divulgados, podem possivelmente ocorrer. A medida necessária é aumentar a atenção”, solicitou Wilker Dias.

A plataforma Decide possui cerca de 300 activistas voluntários. Segundo o director da organização, a escolha pela actividade de sensibilização surgiu devido ao alto índice de abstenção nas eleições em Moçambique.

“No ano passado não percebemos um grande envolvimento em educação cívica, por isso optamos por encorajar as pessoas a se registarem”, afirmou Dias, que acredita que a ocorrência de diversos casos de ilegalidade nas últimas eleições municipais influenciou directamente a decisão da Plataforma Decide em lançar essa campanha.

Ao ser indagado sobre as conclusões mais relevantes até o momento observadas nas diferentes províncias, Wilker afirmou: “Percebemos como preocupações a descrença das comunidades em relação à capacidade de mudança do sistema de governo a nível nacional. Temos reforçado a importância de nos registarmos, pois ainda não sabemos quem serão os candidatos.”.

DECIDE é uma Plataforma da Sociedade Civil para a Monitoria Eleitoral em Moçambique, criada em 2023, fruto de um consórcio entre o CASCeD e IDES, para monitorar os processos democráticos em Moçambique.

Actuou com grande destaque nas Cidades da Beira, Marromeu e Gurué nas Eleições Autárquicas de 2023.

Como fruto do trabalho realizado, foi a única organização nacional que conseguiu trazer os resultados das eleições em tempo real na Cidade da Beira, onde os resultados da primeira fase dos apuramentos não fugiu do que foi apresentado pela plataforma, juntamente com os dados da repetição das eleições em Gurué, tendo não sido possível por conta do alto índice de falta de transparência. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas