DESTAQUE
Pedrito Cambrão diz ser urgente a resposta dos novos académicos para os desafios nacionais
O académico moçambicano, Pedrito Cambrão, destacou recentemente, durante uma cerimónia de graduação na Unizambeze, na Beira, onde actuou como paraninfo, a importância de que os recém-formados do ensino superior apresentem soluções que ajudem a enfrentar os desafios que o país vive actualmente.
Pedrito Cambrão, que também ocupa o cargo de director Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade da Universidade Zambeze, dirigiu-se a uma plateia de 420 graduados nos diversos cursos disponibilizados pela UniZambeze, com destaque para, Direito, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Eléctrica, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia de Processos Industriais, Arquitectura, Ciências Actuariais, Ciências da Comunicação, Administração Pública, Economia e Contabilidade e Finanças.
Pedrito Cambrão afirmou que, além de obter um diploma, os recém-graduados do ensino superior, especialmente seus afilhados, deveriam empenhar-se em usar seus conhecimentos para ajudar a encontrar soluções para os diversos desafios, já que esse é o propósito da instituição académica.
“Espero que sejais parte da solução de muitos problemas que afligem o mundo e, mormente, o nosso país, e não fazer parte dos problemas. Para tal, exorto-vos, admoesto-vos, encorajo-vos que tenhais fé, foco e força, pois vós sois vencedores, por serdes transcendentais, isto é, sois capazes de ultrapassar todo o tipo de pedregulhos, empecilhos, obstáculos assim como o fizestes durante os quatro ou mais anos de formação”.
Segundo o académico para que os novos graduados do ensino superior deem a sua contribuição na construção de uma sociedade robusta, é necessário que saibam viver na base de valores nobres como honestidade, o respeito pelo bem comum, pela justiça social e tenham uma postura de lidar as emoções e sentimentos de outras pessoas.
“O segredo do sucesso é pautarem por viver na base de valores nobres como honestidade, no lugar da falsidade, entrega abnegada, no lugar da preguiça, responsabilidade, no lugar do laissez-faire, laissez-passer, laxismo, ética e sobriedade, no lugar do despesismo, altruísmo, no lugar do egoísmo, respeito pelo bem comum e pela justiça social, no lugar do desrespeito e da delapidação do erário”, Disse Cambrão para quem os graduados do ensino superior estão mais expostos ao mundo e a outras culturas, se tiver em conta que se vive numa aldeia global.
“ Caros afilhados, permitam-me dizer o seguinte: sois vencedores, orgulha-vos de quão longe viestes e onde hoje chegastes. Todavia, doravante, para continuardes vencedores, não sejais como uma galinha que se contenta com o que apanha no chão, ou com o que já tem. Mas, sejais como a águia que voa alto, à procura do melhor. Agora, já tendes asas para voar muito mais alto”. Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas
Silvio Francisco Pedro da Silva
Dezembro 7, 2024 at 11:59 am
Parabens professor,quero expressar minha sincera gratidão por suas palavras inspiradoras e pelo apoio que você aos seus afilhados ao longo dos anos. Seu discurso ressoou profundamente o verdadeiro espirito da mudança, faz refletir sobre a importância de sermos parte da solução.