DESTAQUE
Manifestações em Topuito resultam no compromisso da Kenimar para a construção da ponte sobre rio larde prometida há anos
Mesmo assim, os manifestantes incendeiam posto policial e bloqueiam a chegada de aeronave em Topuito
A comunidade de Topuito, no distrito de Larde, na província de Nampula, aproveitou as manifestações 4×4 e fechou um acordo com a multinacional Kennimar, para a construção da ponte sobre o rio Larde, aguardada por longo anos.
Conforme informações recebidas, as manifestações em Topuito tinham como objectivo pressionar a multinacional Kenmare a tirar do papel o projecto de construção da ponte sobre o rio Larde, um empreendimento que vem sendo prometido à população local desde a administração do presidente Armando Emílio Guebuza.
Nas instalações da Kennimar, os manifestantes conseguiram firmar um acordo que, a partir da próxima Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024, dará início às conversações entre a empresa e um grupo de populares constituído no local para a implementação do projecto da ponte sobre o rio Larde.
Segundo as nossas fontes, a população estava cansada de promessas enganosas da multinacional a respeito da construção da referida ponte.
Num vídeo que o Rigor teve acesso, O director-geral da KENMARE, Higino Jamisse, aparece ladeado pela população a ler o referido acordo, que seguidamente foi rubricado com os representantes dos manifestantes: “Veio até as instalações da Kennimar, no edifício administrativo, a população para reivindicar a construção da ponte. Formou-se hoje, 5 de Dezembro, um grupo de trabalho que terá o seu primeiro encontro na Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024, para discutir o assunto, representando por Eu, o director-geral da KENMARE, Higino Jamisse e os representantes do grupo”.
Incendeiam posto policial e bloqueiam a chegada de aeronave
Os manifestantes e apoiantes de Venâncio Mondlane atearam fogo ao posto policial local, além das obras de um novo comando que haviam sido concluídas. O incidente aconteceu nesta Quinta-feira (5.12.2024), antes do acordo para a construção da ponte sobre o rio Larde.
De acordo com vídeos obtidos pela nossa equipe, a indignação foi tanta que os manifestantes obstruíram a chegada de uma aeronave da companhia KENMARE, que opera na extracção de areias pesadas na área.
A mencionada aeronave chegou a tocar o solo e tentou parar, mas logo em seguida decolou, isso devido ao grande número de pessoas que corria em direcção ao aeródromo de Topuito.
Conforme soubemos, a aeronave transportava colaboradores em uma rotina normal. É importante lembrar que uma das missões durante essas manifestações 4×4, é impedir o funcionamento dos aeroportos, com o objectivo de cancelar voos. O rigor soube que os escritórios da empresa KENMARE em Topuito não foram alvo de vandalismo, uma vez que o acordo da ponte acabou amainando os ânimos dos protestantes. Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas