Connect with us

POLÍTICA

Bogaio Nhancalaza, pede comprometimento das Autoridades Eleitorais, para eleições justas

Publicado há

aos

À medida que nos aproximamos do dia da votação em 9 de Outubro, a pressão sobre os eleitores, para participarem do processo eleitoral, continua a aumentar por parte dos partidos políticos. No entanto, o jurista e académico Bogaio Nhancalaza,argumenta que é crucial, que as autoridades eleitorais, assegurem uma eleição justa e transparente, em vez de simplesmente apelar ao voto.

O apelo de Bogaio Nhancalaza, ocorre devido ao facto de  algumas regiões do país, durante a caça ao voto, pessoas ligadas aos partidos políticos, declararem abertamente que não irão votar, devido à sua desmotivação.

Alguns criticam, a não realização das promessas feitas durante as eleições anteriores, enquanto outros apontam para a existência de fraudes generalizadas, relatada durante a eleição do ano passado.

De acordo com Bogaio Nhancalaza, em situações como essas, todos os envolvidos no processo têm a sua contraparte. Em entrevista, o estudioso enfatiza a importância de os candidatos presidenciais, fazerem promessas sólidas, que possam ser cumpridas durante os cinco anos de mandato.

“Os candidatos, devem cumprir com as promessas feitas, durante o manifesto eleitoral, para conquistar a confiança da população, pois o não cumprimento  destas promessas, assim como a fraude eleitoral, são um dos factores que fazem com que, a população chegue ao ponto de pensar, em desistir de exercer o seu direito de voto, porque o que tem se verificado, é que muita das vezes, o cidadão sente que o seu voto não conta, quando num dado momento, o candidato que venceu as eleições, usou a fraude eleitoral, sendo que quem deveria ter ganho, seria aquele que o povo elegeu”

Bogaio Nhancalaza, lembra que o povo, é autoridade suprema,  afirma que, em sua visão, os políticos devem sempre agir em benefício da população, não somente durante as eleições, mas ao longo de todo o mandato Governamental.

“Nós notamos que cada eleição que passa, o número de pessoas que vão votar, vai diminuindo a abstenção, estamos num Estado de Direito Democrático, onde o poder reside no povo, é o povo que tem a decisão de escolher os seus governantes, é o povo que legitima quem deve governar,  isso faz-se mediante o voto,  deve ser respeitado, porque se o meu voto é desrespeitado, no fim do dia, eu vou perguntar porque que vou votar, quando nós assistimos sistematicamente às pessoas a reclamarem de fraude”, destacou Bogaio Nhancalaza.

“O candidato tem o manifesto, este manifesto que é o seu programa de governação, quando estão no poder, parece que os políticos ganham amnésia, esquecem-se facilmente das suas promessas. Os candidatos, têm um papel, nisto que é cumprir com aquilo que diz no seu manifesto, deixar de ter amnésia, logo que ganhar o poder, porque essa é a única forma, para as pessoas continuarem a ir  ao voto, os candidatos devem junto dos seus partidos, unir esforço de no mínimo concretizar, materializar aquilo que eles prometeram, enquanto isso não acontecer de que adianta.”

De acordo com Bogaio, que prevê um aumento na abstenção nas eleições em curso, faz apelos aos órgãos eleitorais, para adoptarem uma postura transparente, durante estas eleições, visando garantir uma maior participação do eleitorado, nos próximos processos.

“Então qual é a solução para isso, julgo no meu entender, quem faz fraude, não é o candidato, é o sistema, temos que estudar qual é o sistema melhor, para evitar essas fraudes, podemos não erradicar, mas podemos minimizar, as fraudes são as razões pelas quais as pessoas, perdem vontade de votar, a minha sugestão é alteração, modificação do sistema, é o sistema que controla como funciona a CNE, o STAE, toda essa máquina que está em volta dos processos, então tem que ser alterado.” Losângela Mussa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas