DESTAQUE
Nampula sob tensão: vozes dissidentes desaparecem em sequestros secretos levados a cabo pela Polícia

O defensor dos direitos humanos, Gamito dos Santos, acaba de fazer uma declaração alarmante sobre o desaparecimento de vozes dissidentes em relação ao governo actual e ao partido Frelimo, em condições que revelam uma grave violação dos direitos humanos. De acordo com a sua denúncia, indivíduos que criticam ou discordam com as acções do regime estão, em geral, sendo sequestrados, detidos e até mortos em suas residências ou de locais onde trabalham.
E, quando há Participações sobre estes actos, as instituições responsáveis pela justiça aparentam solidariedade, expressando interesse e disposição para ajudar na busca de soluções, porém nada acontece.
Hoje, dia 9 de Dezembro de 2024, completam-se seis dias desde o desaparecimento de um Comerciante empresário que operava no Mercado Central de Nampula. Vaquina Arnaldo Saranque foi raptado junto ao seu portão no bairro Militar de Nampula e, até o momento, continua sob a custódia dos sequestradores, que segundo a nossa fonte diz ter certeza que se trata da PRM.
“Ficamos sabendo que, na Quarta-feira dia 03, Vaquina Arnaldo Saranque deixou o Mercado Central, onde trabalha, para almoçar, acompanhado de sua esposa, porém logo ao chegar em sua casa, uma Viatura de Marca Mahindra de cor branca, sem placa de inscrições, chegou, trazendo consigo pessoas desconhecidas até naquele momento [ficamos a saber que se tratava da polícia a Paisana] que solicitaram que ele os acompanhasse. A esposa perguntou sobre o destino, e eles informaram que ele voltaria muito rapidamente”, relata Gamito dos Santos, um dos, proeminente defensor de direitos humanos, com prêmios internacionais, ao ser entrevistado pela nossa reportagem.
No Mercado Central de Nampula, os vendedores colegas da Vítima, indignados teriam solicitado a intervenção do Defensor ameaçando poderem partir para violência caso não se resolvesse a situação, aliás um dado importante é que o Chefe do Mercado já havia sido colocado de refém pela Polícia por suspeitas de estar envolvido nesta acção.
Tendo acalmado os ânimos dos operadores Gamito, teria desencadeado uma operação de buscas para efectivamente localizar a Vítima que a data dos factos encontrava se em parte incerta, estão indignados.
Sendo que Vaquina Arnaldo Saranque é apontado como sendo um jovem encorajador para os comerciantes do mercado, sendo carinhosamente chamado de herói Vavá, por suas atitudes, Gamito teme que este assunto possa trazer um banho de Sangue na Cidade Nampula porque os comerciantes já pretendem enfrentar a polícia após saberem que o seu colega encontra-se sob custódia Policial no Comando Provincial da PRM em Nampula.
Por sua vez o defensor alerta que depois de alguns Contactos feitos por instituições de Justiça como a PRM, o SERNIC, assim como a Procuradoria Provincial, nada mais lhe resta se não convocar uma manifestação para exigir a soltura imediata do Vaquina por haver evidências que a sua detenção foi ilegal e até então está sendo colocado escondido numa instância que não está prevista para detenções.
A fonte diz que nas próximas 48 horas, terá que se efectivar a manifestação em direcção ao Comando Provincial. Questionado de como teve certeza que a Vítima estaria no Comando Provincial, este respondeu.
“Visitamos todas as esquadra, formalizamos a denúncias e realizamos encontros com diversas instituições jurídicas, como nos referimos, porém, eles dizem que não têm conhecimento sobre o desaparecimento, mas nós orientamos a família para simular entrega de refeições citando seu nome, os oficiais receberam, isto em três dias seguidos e nesta senda o Vaquina teria feito uma carta de pedir socorro, segundo ele estava sofrer de torturas dos agentes, neste Domingo simulamos entrega de peças de roupa para trocar, efectuar eis que trazem a roupa que ele trajava no acto do sequestro. Será que não são provas suficientes?”, relatou Gamito dos Santos, alertando que não poderá assumir a responsabilidade pelo que acontecer nos próximos dias.
Além de Vaquina Arnaldo Saranque, Gamito dos Santos menciona que existem mais três pessoas desaparecidas, sendo uma em Nacala Porto e duas em Namaita, no distrito de Rapale. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO9 meses atrás
A Cidade Vermelha