ELEIÇÕES GERAIS 2024
Nampula já contabilizou 3,4% das mesas de voto
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nampula assegurou que, até ao final da tarde de ontem, já haviam sido apurados os resultados de 300 das 4.776 mesas de voto de toda a província, representando 3,4%. De acordo com Luís Cavalo, Director Provincial do STAE em Nampula, espera-se que o processo de apuramento seja concluído nas próximas 24 horas, segundo o estipulado pela legislação eleitoral.
Luís Cavalo informou que, até o final da manhã de ontem (10.10.2024), o STAE no nível distrital recolhia os editais e transportava os Membros de Mesa de Votos (MMVs) dos locais de votação para o STAE local, a fim de dar início ao processo de apuramento distrital.
ʺOs materiais continuam a ser transportados das Assembleias de Voto para o STAE. Assim que chegarem, iremos receber as actas e os editais, e começaremos o processamento das informações. Até o momento, atingimos 3,4% do total de processamento. À medida que os materiais chegam, as equipes técnicas vão processando os editais. Dentre as 4.776 mesas de voto, já processamos cerca de 300. Como mencionei, enquanto os materiais estão sendo recebidos, os dados estão sendo processados. Esse processo pode levar até 24 horas, o qual é o prazo estipulado pela lei, após a eleição.ʺ
Luís Cavalo elogiou o decurso do processo eleitoral, destacando que as mais de 4.700 mesas de voto foram abertas pontualmente às 7 horas em toda a Província de Nampula e fecharam às 18 horas, segundo a legislação. Contudo, o STAE assegura que todos os eleitores presentes nas mesas no horário programado para o fecho tiveram a oportunidade de votar, o que fez com que a contagem dos votos se estendesse até a manhã de ontem (10.10.2024) em algumas dessas mesas na província.
“As eleições gerais e as Assembleias provinciais ocorreram em todo o País, com início às 7 horas e término às 18 horas. No entanto, nas assembleias onde ainda havia eleitores presentes, o processo se estendeu até que todos tivessem votado. Após essa etapa, começou o apuramento parcial, que foi realizado em todas as mesas, seguido pela divulgação dos resultados parciais, que já foram afixados. Essa fase foi concluída em todas as mesas”, comentou, expressando uma avaliação bastante optimista sobre o processo.
“Até então fizemos um balanço positivo, na medida em que as mesas de voto abriram pontualmente, às 7 horas, e todas as mesas, no seu todo instaladas, as 4.776 mesas de voto, abriram, não tivemos nenhuma mesa que não funcionou no dia 9 de Outubro. Os cidadãos eleitores, fizeram-se as assembleias de voto para exercer o seu direito cívico”, afirmou Luís Cavalo. Ele também mencionou que, em relação a questões criminais, a província precisou instaurar um processo judicial contra um cidadão no distrito de Nacala-Porto, em decorrência da inactividade do presidente de uma das mesas de votação.
“No que diz respeito à criminalidade, não temos registos significativos a serem destacados, mas estamos atentos a alguns episódios preocupantes no Distrito de Nacala. Assim que tomamos conhecimento da situação por meio das redes sociais, contactamos nossos colegas locais, que nos informaram que aconteceu devido a uma desatenção do presidente da mesa, que entregou quatro boletins a uma eleitora ao invés dos três previstos. A eleitora, por sua vez, acabou se distraindo na urna e exerceu seu direito cívico, o que gerou certa agitação entre os membros da assembleia de voto e os delegados de candidatura”, disse explicando que, em relação a esse incidente, um processo já foi aberto e está seguindo os trâmites legais no distrito de Nacala. Elina Eciate
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas