Connect with us

ECONOMIA

Nampula garante abastecimento de produtos essenciais mesmo com preços incertos

Publicado há

aos

Embora com incertezas em relação aos preços, o Governo da província de Nampula assegurou haver suficiente oferta de produtos de primeira necessidade para atender à demanda durante as celebrações de Natal e o Ano Novo.
A afirmação foi feita esta Terça-feira (17.12.204) pelo Governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, durante uma inspecção nos estabelecimentos comerciais e industriais da cidade, incluindo a fábrica da Coca-Cola e a cervejaria de Moçambique.
“Avaliamos em termos da disponibilidade dos produtos para os nossos concidadãos, durante a quadra festiva que se avizinha, a Festa do dia da família e do final do ano e a visita que fizemos até a esta altura, constatamos existir a disponibilidade de produtos para atender a demanda da quadra festiva”.
Apesar desta disponibilidade de produtos para a quadra festiva, o governador de Nampula, Manuel Rodrigues, diz ter constatado haver uma subida de preço de comercialização de peixe carapau. No entanto, menciona-se que isso está parcialmente relacionado ao facto de que na província de Nampula existe apenas um fornecedor do carapau, o Supermercado RAJAN, que se especializa no fornecimento desse tipo de peixe.
A lâmina de peixe carapau, que antes custava 1250, agora está sendo vendida por 1750. O governador expressou descontentamento e fez orientações precisas para o preço ser reduzido.
“Constatamos que os preços estão bem, mas há produtos que nos preocupam, como o carapau, a tendência de incrementar o preço do carapau, se calhar por a província de Nampula ter um dos únicos fornecedores de carapau, mas nós fomos muito directo em aconselhar e recomendar aquele revendedor do carapau para que ele possa baixar o preço do carapau para ser acessível. O aumento de 500 MT para o bolso da nossa População é muito”.
O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, afirmou que a sua equipe não permitirá o aumento de preços dos produtos durante este período festivo.
“Vamos ser implacável para aqueles que querem se aproveitar da quadra festiva, o facto de haver pressão de diversa natureza, especularem os preços. Nós temos que ser justos para com os nossos concidadãos, terem o preço que vai a capacidade deles. É preciso que não haja especulação de preços”, disse o Governador, garantindo fiscalização acirrada.
“Continuaremos a ser implacável na monitoria dos preços, através das instituições nossas que é o INAE, direcção provincial de indústria e comércio vamos por os nossos fiscais em diversos sectores para se fazerem em todos os supermercados, em todos os locais onde há venda de produtos para não haver especulação, não haja subidas de preço, que os produtos disponibilizados sejam de qualidade e também estejam no prazo”. Vânia Jacinto

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas