Connect with us

DESTAQUE

Moçambique cai para a 28ª posição no Mo Ibrahim 2024

Publicado há

aos

Moçambique caiu 0,6 pontos em comparação ao ano de 2023 no Mo Ibrahim de Governação Africana 2024 (IIGA), posicionando-se na 28ª posição.

O relatório publicado nesta Quarta-feira, 23, informa que Moçambique obteve 40 pontos, um valor inferior à metade, mas apresentou uma queda de 0,6 ponto percentual em comparação ao ano anterior.

O estudo aponta que Moçambique registou uma redução de 4,4 pontos no cumprimento das leis e de 6,5 pontos no que se refere à segurança. No que diz respeito à participação, direitos e inclusão, houve uma redução de 3,4 pontos, enquanto a participação teve uma queda de 10,4 pontos.

Em relação às liberdades individuais, ocorreu uma queda de 8,8 pontos, sendo que a confiança na liberdade de expressão diminuiu em 19,4 pontos e a liberdade de imprensa caiu em 1,5 ponto. No que diz respeito ao espaço digital, a diminuição foi de 13,6 pontos.

No que diz respeito ao desenvolvimento humano, observou-se uma melhoria de 4,6 pontos em relação a 2023, além de um incremento de 8,6 na área da saúde.

Moçambique, no entanto, também registou pequenas melhorias nas oportunidades de negócios, um ponto.

Na mesma avaliação, Cabo-Verde continua a ser o país lusófono melhor colocado no, enquanto a Guiné-Bissau, ao ficar no 44º. Lugar, em 54 países, recebe a pior pontuação.

O relatório divulgado nesta Quarta-feira, 23, revela que Angola, classificada em 36º lugar, foi o país de língua portuguesa que apresentou o maior crescimento na última década, tendo registado um aumento de 5,8 pontos entre 2023 e 2024. Redacção

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas