Connect with us

POLÍTICA

Mais de três mil observadores e trezentos jornalistas credenciados

Publicado há

aos

As autoridades eleitorais, na província de Nampula, já credenciaram até ao momento, mais de três mil e quarenta observadores eleitorais e trezentos e vinte e dois jornalistas, para a observação do processo eleitoral em curso.

Conforme declarado por Daniel Ramos, presidente da Comissão Nacional de Eleições de Nampula, é esperado que o número de observadores e jornalistas, aumente até o dia 9 de Outubro, data da eleição.

“Neste momento, conseguimos credenciar aproximadamente 3.040 observadores nacionais. Esse total é o resultado de 3.454 processos recebidos, com 414 ainda em processo, para credenciamento. Isso significa que, no momento, não temos nenhum processo pendente de credenciamento nos órgãos eleitorais. Além disso, temos 322 jornalistas credenciados e uma lista de 34 ainda aguardando credenciamento”, afirmou Daniel José Ramos, presidente da Comissão Provincial de Eleições.

Entretanto, o Movimento Democrático de Moçambique, já se manifestou em relação ao grande número de observadores eleitorais nacionais, credenciados para as eleições. Segundo o delegado do MDM em Nampula, Américo Júlio Yemenle, a ampla credenciação de observadores, têm como objectivo facilitar a fraude eleitoral, que está sendo planeada pelas autoridades eleitorais.

“Temos o dossiê completo, temos documentação sobre isso, das manobras que serão feitas, sobre o processo de votação. Nós temos esse conhecimento, estamos a nos cautelar e vamos trabalhar, no sentido de contrariar isto. Estamos preparados, estamos nos preparando, cada dia que passa, daquilo que está acontecendo no dia-a-dia, então se está se dizendo mais de 3 mil observadores, qual é o programa desses 3 mil observadores aqui na província de Nampula? E nós temos esse conhecimento. Há questões que aqui não posso dizer, se calhar em off posso dizer, mas nós estamos a nos preparar nesse sentido, para que possamos contrariar”, diz o MDM, através do seu delegado político em Nampula, Américo Júlio Yemenle. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas