DESTAQUE
Lunga ganha estação de rádio para combater falta de informação

Com o objectivo de combater a falta de informação nas comunidades, o Instituto de Comunicação Social em parceria com as autoridades governamentais está empenhado em estabelecer uma estação de rádio comunitária no Posto Administrativo de Lunga, situado no distrito de Mossuril. A directora-geral do Instituto de Comunicação Social (ICS), Aissa David, revelou que a criação de uma estação de rádio em Lunga visa disponibilizar informações à comunidade local.
Lunga é um Posto Administrativo de Mossuril, habitado principalmente por uma população maioritariamente sem escolaridade. A disseminação de informações incorrectas tem sido predominante, sendo a mais preocupante relacionada à cólera. No mês de Abril deste ano, aproximadamente cem pessoas faleceram em um naufrágio próximo à Ilha de Moçambique, quando centenas de pessoas tentavam buscar abrigo na ilha, supostamente fugindo da doença das mãos sujas.
Aissa David afirma que a falta de informações foi uma das causas do naufrágio que resultou na morte de mais de 90 pessoas que iam de Lunga para a Ilha de Moçambique. Esta tragédia motivou a decisão de instalar uma estação de rádio em Lunga.
“ Tivemos um incidente no dia 07 de Abril, e viu-se a necessidade de instalar-se uma rádio comunitária, então trabalhamos em Lunga, mas mesmo assim tivemos que ir a Mossuril, para apresentarmos o que constatamos no terreno ao excelentíssimo Administrador do distrito, que há necessidade do governo local, fazer uma intervenção rápida para aquele Posto Administrativo”, disse directora-geral do ICS, Aissa David.
Com o intuito de concretizar o projecto, o Governo do distrito já seleccionou uma ruína que será reformada em breve para abrigar as instalações da mencionada rádio comunitária.
Recorde-se que muito recentemente O professor universitário, Saide Augusto defendeu a necessidade de pronta disponibilidade de Informação a comunidade de Lunga, por acreditar que se a informação for disponibilizada primeiro e for bem fundamentada, a desinformação não terá espaço.
Segundo o professor que ministra aulas na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique em Nampula, somente através da informação as pessoas conseguirão analisar as informações, o que é crucial para identificar qualquer informação.
Na província de Nampula, o Instituto de Comunicação Social (ICS) opera actualmente com 13 rádios comunitárias localizadas em diferentes distritos, como Nacala, Porto, Liúpo, Ribáuè, Mogincual, Nampula-Marratane, Muecate, Memba, Ilha de Moçambique-Lumbo, Meconta, Eráti, Rapale, Murrupula e Mossuril. Com a abertura de uma nova rádio em Mossuril, o distrito contará com mais uma estação e 14, a nível da província de Nampula. Nelia Cornélio
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha