SOCIEDADE
Leda Hugo anuncia transformação da UniLúrio em centro de produção e inovação do conhecimento

A Reitora da Universidade Lúrio em Nampula, admitiu na última Sexta-feira (30.08.2024), que a instituição enfrenta desafios de crescimento, sendo necessário, portanto, ajustar estrategicamente, para elevar cada vez mais o prestígio dos seus graduados.
Segundo a Engenheira Leda Florinda Hugo, a instituição passa por diversas mudanças, que transformam a Universidade Lúrio, em muito mais do que apenas um local de ensino e reprodução de conhecimento, tornando-a também num centro de formação, produção e inovação do conhecimento.
“A Universidade Lúrio, acredita que esses seus propósitos são alcançados, que os desafios correntes dessa sua jornada, poderão ser rapidamente vencidos, primeiro com a transformação da universidade num centro de ensino e formação, não apenas ensino e num centro de produção e inovação do conhecimento, não apenas de reprodução do conhecimento”, declarou Leda Florindo Hugo, durante uma cerimónia que marcou a graduação de 584 estudantes, em diferentes cursos de licenciatura e mestrado, oferecidos pela Universidade Lúrio.
A Reitora da Universidade Lúrio, enfatizou em seu discurso que a opção para a UniLúrio, é apenas formar bem, o que, segundo ela, significa “formar bem, médicos, enfermeiros, engenheiros, arquitectos, farmacêuticos, biólogos… formar mais e mais e nunca mais e menos.”
Durante o evento de graduação, na Universidade Lúrio, o representante de Jaime Neto, Tomé Shakushasha, director do Gabinete do Secretário de Estado em Nampula, incentivou a instituição a desenvolver novas formas de conectar o conhecimento produzido em diversas áreas científicas, com sua aplicação prática.
Segundo ele, a UniLúrio tem a responsabilidade de ampliar e aprofundar a investigação de diferentes fenómenos, cujas áreas do conhecimento foram fortalecidas ao longo dos 17 anos da Universidade. Tomé Shakushasha, diz que todos os esforços de formação da UniLúrio, devem contribuir para a melhoria das condições de vida da nossa comunidade.
“A Universidade deve buscar, sempre, fundamentos capazes de estabelecer a ponte entre o conhecimento produzido nas diferentes áreas científicas de conhecimento e a sua aplicação prática, pelo que, incentivamos o alargamento e a intensificação da pesquisa dos mais diversificados fenómenos, cujas ciências têm sido consolidadas nesta instituição de ensino e pesquisa, devendo os resultados, reverterem-se na melhoria das condições de vida das nossas populações.”
Nos últimos anos, a Universidade Lúrio, tem se dedicado à realização de projectos em várias áreas, como a construção de uma Farmácia Comunitária na Faculdade de Ciências da Saúde, que tem beneficiado não apenas a população local, mas também a atribuição de 75 bolsas de estudo, sendo 19 para Licenciatura, 24 para mestrado e 33 para Doutoramento, além de fornecer assistência a 1.209 famílias, no âmbito do Programa “um estudante, uma família”.
Para o governo, as acções empreendidas por aquela instituição de ensino superior contribuem significativamente para o prestígio da UniLúrio, porém urge a necessidade de ampliar tais esforços, conforme destacou Tomé Shakushasha. Redacção
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha