Connect with us

ECONOMIA

HAIYU investe mais de sete milhões na construção de 13 alpendres nas comunidades hospedeiras em Angoche

Publicado há

aos

No âmbito do levantamento das prioridades para a elaboração do Plano Estratégico de Responsabilidade Social Empresarial da 2022 a 2026 da Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda, as comunidades pediram a construção de alpendres para a realização de encontros comunitários, visando melhorar as condições de trabalho dos Conselhos de Ligação Comunitária, as lideranças locais e Organizações da Sociedade Civil que contribuem para estabelecer a coordenação entre a comunidade, o Governo e a empresa. Neste contexto, a HYM investiu mais de sete milhões de meticais na construção de alpendres em cada uma das 13 comunidades do distrito de Angoche, abrangidas pela extracção mineira, nomeadamente: Nagonha, Quiriquidji, Namawe, Murrua, Napopwe, Malacassa, Namithanari, Nanthangala, Cerema, Praia-Macho, Inguri Mucata, Inguri Mussorir e Bairro do Aeroporto.

Os alpendres têm um papel importante não apenas nas actividades dos Conselhos de Ligação Comunitária, mas também como locais para encontros das comunidades, além de serem espaços para eventos culturais e de lazer.

Entretanto, o líder comunitário do bairro do Ingúri, Momade Jamal Mucuepere Abacar, conhecido por Régulo Likuaro afirma que os alpendres representam um recurso valioso, considerando que no passado havia falta de locais para encontros comunitários. A criação de alpendres é uma acção promovida pela empresa Haiyu, pois as comunidades se encontravam em locais inadequados para as suas reuniões. Essa iniciativa visa proporcionar um espaço apropriado para as comunidades poderem realizar as suas reuniões e outras actividades.

“Durante as consultas comunitárias, enquanto nos sentávamos ao sol, a equipe percebeu a necessidade de criar esses espaços. As comunidades necessitavam realmente de áreas sombreadas para que, ao se reunirem, tivessem um lugar confortável. Não apenas os moradores, mas também o governo pode utilizar esses alpendres para suas reuniões. Ao lado da minha casa, foi construído um alpendre. Sua função vai além de atender às suas necessidades como líder. Serve à comunidade local, proporcionando um espaço para lazer e para a realização de eventos mais importantes da comunidade-afirmou o Régulo Likuaro”.

“Na minha opinião, isso é algo positivo, é um benefício. Para ilustrar, logo cedo já estão presentes esses jovens, e, em algumas ocasiões, são as mulheres e as crianças. É uma vantagem, por chegarem pela manhã e realizam as suas actividades, sendo que aqui só permanecem até as 19 horas”, relata Régulo Likuaro, que também integra o comité de ligação entre a comunidade e a empresa.

Os Conselhos de Ligação Comunitárias têm como principal objectivo promover uma gestão eficaz. Isso permite que as comunidades e outros stakeholders fiscalizem as práticas de responsabilidade social empresarial, melhorando os métodos de accountability e ao supervisionar a aplicação dos recursos financeiros da Haiyu destinados ao benefício das comunidades. Além disso, a empresa deve assegurar uma comunicação, tanto interna quanto externa, que esteja alinhada ao princípio da transparência na execução das iniciativas de responsabilidade social. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas