DESTAQUE
Governo de Nampula diz que UNIROVUMA impulsionou os sectores produtivos da província nos últimos anos
O Secretário de Estado na província de Nampula informou que, nos últimos cinco anos, a Universidade Rovuma (UniRovuma) em Nampula tem desempenhado um papel importante na formação do capital humano da província, possibilitando fortalecer os sectores produtivos com recursos que respondam ao potencial da provincia.
Na última Sexta-feira (08.11.2024), durante uma cerimónia que celebrou a graduação de cerca de 499 licenciados e mestres de várias faculdades da Universidade Rovuma, Jaime Neto destacou que o governo de Moçambique tem adoptado diversas iniciativas para promover uma economia mais diversificada e competitiva. Ele enfatizou a intensificação dos sectores produtivos com o potencial para elevar a geração de renda e criação de mais oportunidades de emprego, sobretudo, para jovens.
“A Universidade Rovuma, está desempenhando um papel e dando um grande contributo nesta perspectiva, pois não se alcança uma economia diversificada e não se criam oportunidades de emprego para jovens, sem antes apostar no desenvolvimento do capital humano, sobretudo através da formação do homem”. Neto incentivou a universidade a continuar a sua tarefa de formar profissionais com qualidade, referência e excelência. Na verdade, ele quer que a UniRovuma se torne reconhecida internacionalmente.
“Assim, no quadro da operacionalização do Plano Estratégico da UniRovuma, relativo à Cooperação e Internacionalização, encorajamos a continuar a optimizar a mobilidade de docentes e de estudantes, a privilegiar a melhoria significativa de trabalhos de pesquisa conjunta, e na consolidação do acesso às fontes internacionais de financiamento à trabalhos de investigação científica, entre outros”.
É fundamental ressaltar que, entre os 499 graduados, 197 são do sexo masculino e 302 do sexo feminino, representando 60,5% de mulheres graduados.
Jaime Neto incentivou a UniRovuma a persistir no investimento na educação feminina, visando assegurar a igualdade de género em todas as etapas do desenvolvimento nacional.
“Queremos destacar, com satisfação, a participação significativa da mulher no processo de formação, facto que de certeza encoraja a toda a mulher da nossa Província a continuar a apostar na formação, pois o conhecimento científico vai conferir à mulher, maior confiança para melhor contribuir no processo de Desenvolvimento do nosso Pais”.
Os graduados demonstram satisfação pela conquista alcançada e se comprometem a trabalhar em prol do desenvolvimento do país.
“Reiteramos nosso compromisso em valorizar e respeitar a Universidade Rovuma, dedicando-nos plenamente ao atendimento das comunidades e ao desenvolvimento do país. Também nos comprometemos a transformar o conhecimento adquirido aqui em um instrumento que promova a paz, a harmonia e a tolerância, visando a construção de uma sociedade mais unida e equilibrada,” afirmou uma representante dos alunos.
No seu discurso, o Reitor da Universidade Rovuma, Brito dos Santos, apresentou a estratégia da instituição referente à formação de seus profissionais. Ele mencionou que pretende que até 2028, a Universidade tenha 250 docentes e pesquisadores com título de Doutor.
Brito dos Santos informou que, neste momento, a UniRovuma possui 105 docentes com título de Doutor e 255 com mestrado. Dentre esses, 141 mestres estão matriculados em diferentes programas de Doutorado, o que, segundo suas previsões, aumentará o total de Doutores para 250 nos próximos três a quatro anos.
A Universidade Rovuma possui faculdades na província de Nampula, onde está localizada a sua reitoria, na cidade de Nampula, além de ter campi em Niassa e Cabo Delgado. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas