Connect with us

DESTAQUE

Garante Primeiro-Ministro: Investimentos no sector mineiro impulsionam captação de recursos financeiros

Publicado há

aos

Garante Primeiro-Ministro: Investimentos no sector mineiro impulsionam captação de recursos financeiros

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Adriano Afonso Maleiane, disse que o país está a experimentar um aumento na captação de recursos financeiros, principalmente devido à significativa contribuição do sector mineiro nacional, que está a atrair novos investimentos.

Falando nesta quarta-feira (27), Maleiane afirmou que o sector de mineras está a passar por transformações significativas devido ao aumento dos investimentos locais e internacionais em novas áreas de extracção e produção, além do crescimento das exportações de diversos minerais.

Para assegurar a viabilidade económica, social e ambiental do sector, ressaltou que o Governo tem se empenhado no fortalecimento e melhoria da fiscalização das actividades de extracção de recursos minerais, de petróleo e de energia em nosso país.

“Assim que recomendamos ao Director do Instituto Nacional de Minas que acabamos de empossar para apostar, de entre outros, em acções que concorram para a optimização da produção sustentável e promoção da adição de valor dos recursos minerais a nível nacional”, declarou Maleiane durante a cerimónia de posse de novos profissionais que passarão a desempenhar funções em quatro sectores, incluindo o Director do Instituto Nacional de Minas e o Inspector-Geral dos Recursos Minerais e Energia (IGREME).

A fim de obter maiores benefícios no sector de minas, o Primeiro-Ministro ressaltou que o recém-nomeado director do Instituto Nacional de Minas precisa focar na promoção dos serviços oferecidos pelo laboratório de geologia, recém-inaugurado, garantindo a supervisão, classificação e avaliação dos recursos minerais, o que vai resultar em uma maior transparência da base tributável.

O dirigente também espera que o Inspector-Geral de Recursos Minerais e Energia consiga garantir a conformidade dos planos de lavra, levando em consideração a tecnologia de produção e equipamentos utilizados nas actividades geológicas de mineração, por acreditar que dessa forma é possível assegurar de maneira eficaz a sustentabilidade da exploração, a segurança, a higiene no trabalho e a protecção ambiental.

É importante lembrar que Dino Melisse assumiu o cargo de Director do Instituto Nacional de Minas (INAMI), enquanto Grácio Cuna foi empossado como Inspector-Geral dos Recursos Minerais e Energia (IGREME). Além deles, o Primeiro Ministro empossou Cláudio Juízo como Diretor-Geral do Instituto Superior Politécnico de Mecubúri (ISPOME) e Jacinto Loureiro como Presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN). Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas