DESTAQUE
FRELIMO e Daniel Chapo engolem tudo e deixam migalhas na mesa da política moçambicana

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) declarou nesta Quinta-feira (24.10.2024) em Maputo a centralização nacional e a contagem geral dos resultados das eleições para presidente, legislativas e assembleias provinciais.
Segundo a CNE, o Partido Frelimo e seu candidato Daniel Francisco Chapo, triunfaram nas sétimas eleições realizadas em 9 de Outubro, superando Venâncio Mondlane, candidato do PODEMOS, Ossufo Momade da Renamo e Lutero Simango do Movimento Democrático de Moçambique.
Lutero Simango recebeu 223.056 votos, enquanto Daniel Chapo alcançou 4.912.758 votos, Venâncio Mondlane obteve 1.412.511 votos e Ossufo Momade teve 403.591 votos.
Nas eleições legislativas, a formação política de Daniel Chapo, o partido Frelimo conquistou 195 dos 250 lugares na Assembleia da República. O MDM obteve quatro mandatos, a Renamo conquistou 20, enquanto o partido Podemos garantiu 31 assentos.
Entretanto, com esses resultados, o país vê surgir um novo líder da oposição, Venancio Mondlane, que assumirá o lugar de Ossufo Momade. Venancio Mondlane se torna assim o terceiro líder da oposição, sucedendo Afonso Dhlakama, da Renamo, e Ossufo Momade, que deixará o cargo logo após a validação dos resultados pelo Conselho Constitucional.
Nas eleições provinciais, o Partido Frelimo obteve a maioria dos assentos e elegeu todos os seus candidatos para o cargo de governador em Moçambique. Em Nampula, Eduardo Abdula, popularmente conhecido como Salimo, é o vencedor e assumirá a posição de governador.
Ao concluir a divulgação dos resultados, Carlos Matsinhe, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), afirmou que a apresentação dos resultados do apuramento centralizado não encerra o processo eleitoral. Ele destacou ser necessário aguardar a validação e a proclamação dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha