DESTAQUE
Edilidade de Nampula estima perdas de 200 mil meticais em taxas de mercado devido à agitação social
A edilidade de Nampula, a terceira maior do país, poderá perder, em dois dias de manifestações convocadas, cerca de 200 mil meticais, resultante das cobranças de taxas do sector de mercados e feiras.
Os cálculos foram feitos por Augusto Tauacha, vereador de Mercados e Feiras na autarquia de Nampula, o qual fez saber que por dia, os mercados e feiras rendem um total de 100 mil meticais para o cofre do município. Ele entende que as manifestações poderão impactar negativamente na colecta de receitas nos mercados.
Augusto Tauacha referiu que, por exemplo, nas manifestações de 21 de Outubro, o município somou perdas financeiras irreparáveis, além da agressão de alguns funcionários ligados à fiscalização no seu sector, por parte dos manifestantes.
Contudo, em meio aos tumultos, informou que os fiscais se foram presentes nos seus postos de trabalho, uma vez que a garantia de protecção dos mesmos e os cidadãos no geral será garantida. “Ontem estávamos reunidos com os camareiros e lançamos o apelo que devíamos continuar nos nossos postos de trabalho, porque a desistência é dos fracos e a insistência é dos heróis, vamos enfrentar as dificuldades.
Amanhã esperamos que não aconteça com intensidade, com o apelo do Estado e vamos confiar na estrutura que disse, vamos confiar nos chefes de postos.” A fonte revelou que para tentar colmatar a fraca produção de receitas, a edilidade distribuiu o seu efectivo policial em diferentes mercados, uma acção que será contínua, enquanto casos destes voltem a acontecer ao nível da autarquia.
“Reunimos com os agentes da Polícia Municipal e apelamos a continuarem nos postos de trabalho, para enfrentar as dificuldades”, frisou. Por seu turno, Salimo Assane, comandante da Polícia Municipal da cidade de Nampula, garantiu que a polícia municipal estará em prontidão para proteger os mercados da Urbe, edifícios municipais e não só.
“O nosso nível de preparação desde o momento em que foi dado essa alerta da possível ocorrência das manifestações populares, é maior e a Polícia Municipal dá um grande empenho, no sentido de redobrar esforços na protecção, não só dos mercados bem como de todas as estruturas do conselho municipal, porque temos estaleiros municipais, parques municipais, edifícios, onde, por exemplo, funcionam os pelouros”, assegurou tendo informado que trabalhara com outras forças, sobretudo a Polícia de Protecção. Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas