ELEIÇÕES GERAIS 2024
FRELIMO agradece curandeiros pela colaboração na sua vitória em Nampula
O Partido FRELIMO considera que os médicos tradicionais, vulgo curandeiros, desempenharam um papel fundamental para a vitória daquela formação política e do seu candidato, nas eleições de 9 de Outubro passado. Por isso, o membro da Comissão Política e chefe da brigada central de assistência a província de Nampula, Filipe Paúnde, manteve um encontro, na última Quinta-feira(31.10.2024), cujo objectivo era agradecer os curandeiros.
Filipe Paúnde diz que foi graças ao apoio da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) em Nampula, que o partido FRELIMO conseguiu alcançar a vitória, na Assembleia Provincial e da República e a do seu candidato presidencial Daniel Chapo.
“Perante a pré-campanha e a campanha, nós tivemos encontros com a AMETRAMO e nesses encontros nós pedíamos o vosso voto para a Frelimo e o candidato da Frelimo, e também dizíamos que temos que fazer uma campanha ordeira, que transformasse o momento em festa, e vocês asseguraram, que iam sim fazer, e ganhamos bem, muito obrigada AMETRAMO, continuaremos sempre a nos apoiar”, agradeceu Paúnde.
O membro da comissão política da FRELIMO pediu aos médicos tradicionais para que não se esqueçam da FRELIMO e lembrem-se sempre que foi a mesma que contribuiu na criação da organização em Moçambique.
“Não se esqueçam que foi a FRELIMO que decidiu para a criação da Associação de Médicos Tradicionais de Moçambique e posso garantir-vos desde já que não se vão arrepender. Aquilo que nós prometemos, havemos de fazer para continuarmos a criar condições para o que esse povo merece. Assim aumentamos o número de deputados na nossa província, passamos para 30 deputados na Assembleia da República e na Assembleia Provincial passamos para 66. O nosso candidato foi eleito, isso mostra que tivemos muito apoio da vossa parte, então viemos dizer muito obrigado AMETRAMO”, referiu.
No mesmo encontro, o cabeça-de-lista eleito, Eduardo Abdula (Tio Salimo), também agradeceu à classe dos médicos tradicionais da província mais populosa do país e garantiu trabalhar com a Associação, durante os próximos cinco anos do seu mandato.
“São vocês que me escolheram como governador, iremos trabalhar juntos, durante 5 anos. Os médicos tradicionais têm um papel muito importante na sociedade, e a população em particular que respeita e acredita muito nos valores dos nossos médicos tradicionais”, sublinhou Abdula.
Por seu turno, Evaristo Gonçalves Muhano, presidente da AMETRAMO em Nampula, revelou ter trabalhado conjuntamente com vários curandeiros, membros da sua agremiação, para assegurar a vitória da FRELIMO em Nampula e na gestão dos destinos do país, durante os próximos cinco anos.
“Nós AMETRAMO aqui em Nampula, trabalhamos muito e trabalhamos de dia e de noite para que o nosso governo da FRELIMO sempre vá avante e não caia”, disse Muhano, para depois pedir apoio e valorização da sua associação, por parte do governo da FRELIMO.
“O meu pedido é de o governo nos apoiar sempre e que não deixe. Vire as suas atenções para nós. Existem colegas dos distritos que reclamam que não são valorizados, queremos que sejamos bem vistos, como filho da FRELIMO”, pediu a fonte.Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas