Connect with us

DESTAQUE

Formadores de professores em Monapo recebem treinamento sobre escolas seguras e acolhedoras

Publicado há

aos

Com o objectivo de fornecer recursos necessários para a criação de um ambiente favorável ao processo de formação de professores, decorreu esta quinta-feira (28 de Março) um treinamento dos formadores do Instituto de Formação de Professores (IFP) de Monapo, província de Nampula.

O treinamento beneficiou 40 formadores, dos quais 9 são mulheres, e mais 4 formandos (duas mulheres e dois homens). O director do IFP de Monapo, Lucas Junqueiro, exortou os formadores e formandos daquela instituição a replicarem os conhecimentos adquiridos no treinamento de modo a contribuir na construção de uma comunidade justa e igualitária, sensível ao género e que apoia a educação das raparigas.

Lucas Honório, um dos formadores que beneficiou do treinamento, disse que estava mais preparado para formar professores que serão verdadeiros agentes de mudança na sociedade.

A Gestora do Programa “Avançando a Educação das Raparigas” (AGE) na USAID, Célia Cossa, assistiu à sessão de treinamento dos formadores do IFP de Monapo.

No treinamento, foram discutidas questões relacionadas com castigos corporais, abuso verbal, assédio moral, violência baseada no género, violência sexual, dinâmicas de poder, participação dos homens na promoção de escolas seguras, mecanismo multissectorial de prevenção, denúncia e encaminhamento de casos de violência às autoridades.

Espera-se, através deste treinamento, estabelecer um ambiente seguro e acolhedor, onde a comunidade incentiva e reconhece a importância da educação das raparigas, e todos os membros da comunidade estão engajados na promoção da educação, na prevenção da violência e no suporte às raparigas.

Numa primeira fase, os treinamentos decorrem em 6 distritos da província de Nampula onde o AGE é implementado, nomeadamente Mecuburi, Rapale, Murrupula, Meconta, Monapo e Mossuril.

O AGE é implementado por um consórcio liderado pelo CESC e que inclui a Visão Mundial, UATAF, KUKUMBI e N’weti. Redacção.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas